Últimas Notícias

Grandes nomes do campo brigarão por medalhas no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Dubai


Em menos de 15 dias terá início o Campeonato Mundial Paralímpico de Atletismo. A nona edição do evento será realizada no Dubai Club for People of Determination, no emirado de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 7 e 15 de novembro. A Seleção Brasileira contará com 43 atletas dos quais 11 competem em provas de campo.

“A nossa expectativa para o Mundial é muito boa, porque todos os nossos atletas de campo têm condições de brigar por medalha independente da cor. A gente vê nitidamente que houve uma evolução na modalidade, o que é uma prova do trabalho que tem sido desenvolvido até mesmo para a descoberta de novos atletas, que não foram convocados, mas ficaram bem próximos e podem ir a Tóquio. Os atletas que vão são exemplo para os outros, em quem eles podem se inspirar e saber até onde um atleta paralímpico pode chegar”, comentou João Paulo Alves da Cunha, técnico dos atletas de campo do Brasil. 

A paulista Elizabeth Gomes tem esclerose múltipla e é recordista mundial no lançamento de discos e no arremesso de peso da classe F52. Dubai, será o terceiro Mundial da atleta.

“O campo, há alguns anos, teve bastante mudança e progresso, principalmente se tratando da visibilidade. Acredito que ocorreu porque os atletas vêm se destacando e atingindo ótimos resultados. Antes era a pista que tinha mais visibilidade e até um pouco mais de atenção. Hoje podemos dizer que está de igual para igual e com excelentes atletas de campo e pista”, relatou Beth Gomes, que aos 54 anos é a atleta mais velha da Seleção que irá para Dubai.


Em agosto, 60 competidores do atletismo participaram dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, em que conquistaram 82 medalhas, sendo 33 de ouro, 26 de prata e 23 de bronze. Estarão em Dubai 36 dos atletas brasileiros que estiveram no Peru. No Parapan, os lançadores e arremessadores foram responsáveis por 39% das medalhas: 13 ouros, nove pratas e dez bronzes.

Entre os atletas brasileiros se destacam os paulistas Thiago Paulino e Claudiney Batista e a baiana Raíssa Machado. Os três faturaram uma medalha de ouro no Parapan de Lima. Raíssa no lançamento de dardo da classe F56, Thiago no arremesso de peso das classes F56/F57 e Claudiney no lançamento de disco da classe F56, além de uma prata no arremesso de peso F56/F57.

A última edição do Mundial de Atletismo foi realizada em julho de 2017, em Londres. Nesta competição, o Brasil ficou no 9º lugar do quadro geral de medalhas. A equipe nacional foi composta por 25 atletas e conquistou 21 medalhas, sendo oito de ouro, sete de prata e seis de bronze. Os atletas do campo subiram ao pódio oito vezes para receber quatro ouros, três pratas e um bronze.

Foto: EXEMPLUS/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar