Últimas Notícias

FIBA anuncia os critérios para a classificação olímpica no Basquete 3x3


A Federação Internacional de Basketball (FIBA) e o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmaram o caminho para as oito equipes masculinas e oito femininas que estarão em quadra na estreia do Basquete 3x3 nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A disputa ocorrerá de 25 a 29 de julho de 2020.

Existem três maneiras para uma nação se qualificar: através do ranking da FIBA (quatro vagas por gênero), através do Pré-olímpico (três vagas por gênero) e através do Pré-olímpico Final (uma vaga por gênero).

Após consulta ao COI, foi acordado conceder vaga automática para o selecionado japonês, masculino ou feminino, aquele que estiver melhor posicionado no Ranking. A equipe do outro gênero receberá uma vaga automática para o Torneio Pré-olímpico e, se ainda não estiver qualificada, para o Torneio Pré-olímpico Final.

No próximo dia 1º de novembro (sexta-feira), a Federação Internacional anunciará as oito primeiras equipes (quatro por gênero) qualificadas para as Olimpíadas de Tóquio, durante uma cerimônia transmitida ao vivo, direto de Utsunomiya, no Japão. Essas seleções serão as quatro mais bem colocados por gênero no Ranking; se o Japão estiver posicionado entre elas, a equipe mais bem classificada a seguir receberá a vaga.

O primeiro Torneio Pré-olímpico será realizado em março de 2020, em local a ser definido, contando com 40 equipes (20 por gênero), também definidas pelo Ranking (considerando os critérios de universalidade) ou pela Copa do Mundo (os medalhistas). Um total de seis vagas (três por gênero) serão concedidas; no máximo duas equipes por gênero podem ser do mesmo continente.

Já o Torneio Pré-olímpico Final, que ainda não teve a sua data e o local definidos, oferecerá as duas últimas vagas (uma por gênero).

As datas e os locais exatos desses dois torneios Pré-olímpicos serão anunciadas em breve.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar