Últimas Notícias

Sun Yang se defende e reclama de "insulto e calúnia" por parte de colegas


Ao fim do Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, a superestrela chinesa Sun Yang desabafou. O nadador reagiu em entrevista à imprensa chinesa sobre os protestos que recebeu de colegas e também comentou o caso polêmico em que quebrou uma ampola contendo seu sangue após perceber falhas no credenciamento dos delegados e no preenchimento de formulários.

Ele foi absolvido no caso pelo Painel de Doping da Federação Internacional de Natação (FINA), mas a Agência Mundial Anti-Doping (WADA) ainda recorre da decisão.

"A FINA já deixou claro que eu não violei nada. Eu segui as regras. Eu acho que o que eu fiz foi do interesse de todos os atletas. Tudo que eu disse é razoável e justificável, tudo é verdade. Não inventei nada", comentou.



Mack Horton se recusou a cumprimentar o nadador ou aparecer em fotos com o rival, após perder a disputa nos 400m livres em Gwangju. A atitude foi retomada durante o mundial pelo brasileiro João de Lucca, depois das eliminatórias dos 4x200m livres e pelo britânico Duncan Scott que recebeu insultos do chinês durante o pódio como retaliação

O capitão da equipe chinesa, que conquistou o bicampeonato nos 200m livres e o tetracampeonato nos 400m livres nas águas sul-coreanas, conhecido por seu temperamento, disse que não reagiria após qualquer incidente, mas acredita que merece mais respeito. "Eu não deveria ter que receber esse tipo de insulto e calúnia", se defendeu.

Ele já foi flagrado num exame anti-doping em 2014 por tomar um estimulante banido alguns meses antes e que o nadador chinês usava para tratar de uma condição cardiaca. Uma nova violação de doping pode por em perigo sua ida aos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem.

Fotos: EPA e Yonhap

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar