Últimas Notícias

Jorge Zarif fatura o ouro na Finn da etapa de Gênova da Copa do Mundo de Vela


Com duas medalhas de ouro, o Brasil fechou da melhor forma possível o último dia da etapa de Gênova da Copa do Mundo de Vela. Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan já tinham garantido o título de véspera na classe 470 feminina e encerraram a campanha com um terceiro lugar na regata final. Neste domingo, Jorge Zarif venceu o duelo particular contra o espanhol Alex Muscat na prova decisiva e foi campeão da Finn.

O Brasil subiu no pódio nas três etapas disputadas até aqui na temporada 2018/2019 da Copa do Mundo: Enoshima (Japão), Miami (Estados Unidos) e Gênova (Itália). No total, são quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

“Foi uma semana de pouco vento. Testamos vários ajustes diferentes no mastro, no barco, nas velas. Foi um treino muito bom para o Campeonato Europeu, daqui a duas semanas, em Atenas, que será mais uma chance de classificar o país para os Jogos Olímpicos”, afirmou Zarif em entrevista ainda na água para a equipe da World Sailing.

Campeão mundial da Finn em 2013 e atual campeão mundial da tradicional classe Star, Zarif entrou na regata da medalha em segundo lugar, mas apenas dois pontos atrás de Alex Muscat. Assim, quem chegasse na frente na prova decisiva levaria o ouro. O espanhol cometeu um erro no fim da primeira perna, e Jorginho soube velejar de forma segura até terminar em sexto lugar, garantindo o título. O brasileiro acabou com 30 pontos perdidos contra 34 do adversário.

“Foi uma diferença pequena. Não larguei tão bem, mas o ponto mais importante da regata foi na primeira boia. Eu tinha ficado um pouco para trás, mas o espanhol tentou forçar a passagem no meio dos barcos e sofreu duas penalidades por causa disso. A partir daí, passei a controlar ele e manter a vantagem”, explicou Zarif. 

Na 470 feminina, a medalhista olímpica Fernanda Oliveira pôde velejar tranquila neste domingo ao lado da parceira Ana Luiza Barbachan. A dupla já tinha garantido o ouro com um desempenho brilhante na fase de classificação. As brasileiras terminaram a regata final em terceiro lugar, encerrando a campanha com 14 pontos perdidos, bem à frente das chinesas Mengxi Wei e Hayian Gao (45 p.p.), que ficaram com a prata.

“Para nós, foi uma semana incrível. Conseguimos velejar bem, mesmo em condições difíceis. Estamos muito felizes com o resultado”, disse Fernanda, em entrevista ainda no barco.

Foto; Sailing Energy

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar