Últimas Notícias

Máfia japonesa emite decreto para seus membros se 'comportarem' durante os jogos de Tóquio 2020


O espírito olímpico vai se apoderando dos japoneses, inclusive os da máfia japonesa. A famosa 'Yakusa', que graças aos jogos olímpicos que ocorrerão na cidade de Tóquio, enviou um decreto por escrito a seus membros a ordem de "usar armas de fogo com prudência". As informações são do site 'El País"

A ordem,divulgado no início de fevereiro, tem o tom institucional e é assinado pela organização Kanto Shinbokukai, um sindicato do crime que reúne seis clãs yakuza (a máfia japonesa) operando na região de Kanto, na qual se localiza Tóquio.

De acordo com o jornal local Mainichi, a diretriz visa a evitar tiroteios como os que nos últimos meses resultaram em batidas policiais em busca de armas de fogo nas sedes dos clãs, além de outros controles realizados pelas autoridades na véspera dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do próximo ano.

Semelhante a outras máfias no uso da violência, chantagem e gestão de negócios como o tráfico de drogas e o tráfico de seres humanos, as gangues yakuza têm a particularidade de operar em escritórios identificados com seu escudo, entregar cartões de visita e delegar a terceiros sem antecedentes criminais, a parte menos legal de suas operações.

A necessidade de mão de obra para as Olimpíadas beneficia a yakuza e o recente decreto da organização seria um sinal para as autoridades de que os clãs exercem o autocontrole. Também serve como um lembrete de um conhecido ditado, segundo o qual "a polícia japonesa tolera o crime desde que seja organizado".

Com informações de brasil.elpais.com
foto: Anton Kusters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar