Últimas Notícias

Copa do Mundo de 2030: Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai relançam candidatura Sul-Americana


Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai relançaram a candidatura conjunta para organizar a Copa de 2030, em uma reunião que contou com os presidentes das quatro nações em Buenos Aires, nesta quarta-feira. Durante o encontro, os chefes de Estado se comprometeram a designar um comitê organizador local (COL) com um representante cada para trabalhar na formação coordenada com a Conmebol (a confederação sul-americana), cuja primeira reunião será em Buenos Aires no dia 8 de abril. Além disso ficou especificado que entre os quatro países serão divididas a final, o jogo de abertura e as duas semifinais da Copa do Mundo. 

Os presidentes Mauricio Macri (Argentina), Sebastián Piñera (Chile), Mario Abo (Paraguai) e Tabaré Vázquez (Uruguai) mantiveram a reunião na residência oficial de Olivos (periferia norte), com a presença de Alejandro Domínguez, titular da Conmebol. "Que se consolide esta ideia e que se comece a trabalhar para conseguir o objetivo que é o de que a Copa do Mundo em 2030 seja jogada aqui no país e no continente que o viu nascer", declarou Domínguez à AFP.

O primeiro Mundial foi disputado no Uruguai em 1930. Durante o encontro, Macri agradeceu a Vázquez por ter permitido adicionar Paraguai e Chile à iniciativa que apenas Argentina e Uruguai haviam lançado. Os chilenos se juntaram aos demais no último dia 14 de fevereiro. "Sabemos que estamos diante de concorrentes difíceis. Por isso este trabalho tem que começar o mais rápido possível", advertiu Macri em alusão aos outros candidatos que pretendem receber a Copa de 2030. A sede será definida no Catar por ocasião do Mundial de 2022.

O presidente argentino considerou que a tarefa "requer inteligência, profissionalismo e coordenação com a Conmebol". Já Vázquez afirmou que o trabalho "reflete claramente que há unidade e harmonia na organização", e estimou que o desafio "é muito menos difícil do que o que significou assumir há 100 anos" a organização do primeiro Mundial. "Este bloco tem força e argumentos para aspirar à sede de 2030", acrescentou Abdo. Até agora, Marrocos também lançou sua candidatura para ser sede da Copa de 2030, uma postulação que poderá, ainda, ser acompanhada por Espanha e Portugal.

Fonte: Correio do Povo / Clarín
Foto: AFP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar