Últimas Notícias

Comitê Olímpico Japonês poderá ter ex-judoca campeão em Los Angeles/84 como presidente


Yasuhiro Yamashita, 61 anos, campeão olímpico em Los Angeles/1984, chefe da Federação Japonesa de Judô, está sendo considerado um possível sucessor ao Comitê Olímpico Japonês (JOC,) com o atual presidente Tsunekazu Takeda assumindo o cargo de presidente emérito.

O presidente do Comitê Olímpico Japonês, Tsunekazu Takeda, que está sendo investigado pelas autoridades francesas por suposto suborno relacionado à candidatura de Tóquio para as Olimpíadas de 2020, enfrentará em breve pedidos de resignação, disseram várias fontes oficiais.

O JOC realizará eleições para seu conselho de representantes e conselho de diretores em junho e julho, e alguns estão preocupados com o fato de que a investigação em andamento diminuirá as Olimpíadas de Tóquio e dificultará que Takeda permaneça em seu posto.

Takeda, de 71 anos, afirmou que não fez nada de errado em seu papel como chefe do comitê olímpico de Tóquio, que pagou cerca de US$ 2 milhões a uma firma de Cingapura, aparentemente por consultoria.

Mas com a investigação em curso, será difícil para Takeda apagar a má reputação antes do início dos Jogos de Verão do ano que vem. Por causa disso, alguns começaram a pedir sua renúncia.

Takeda tornou-se presidente da JOC em 2001 e está cumprindo seu 10º mandato, e nenhum rival para sua posição surgiu antes da próxima eleição.

Mas permanecer no posto seria contrário ao atual clima no mundo esportivo do Japão. Após uma série recente de escândalos esportivos, as chamadas aumentaram para regras de governança mais rígidas. 

Foto: Judo Inside

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar