Últimas Notícias

Tailândia pode perder direito de sediar Mundial de Levantamento de peso após 6 atletas serem flagrados no doping

Dois campeões olímpicos estão entre os quatro novos doping da equipe tailandesa de 2018, levando para seis o número de tailandeses que falharam nos testes de doping da Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) em competição no Turquemenistão em novembro.

Os resultados provavelmente terão consequências devastadoras para a Tailândia, que deve perder os direitos de sede do Campeonato Mundial da IWF deste ano e também enfrenta a possibilidade de exclusão total dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Os quatro novos casos vieram à tona devido às avançadas técnicas de teste usadas pela IWF em um laboratório em Colônia, em amostras de atletas "alvo".

Sob a nova política de antidopagem da IWF, que foi adotada em abril passado, qualquer nação com três ou mais positivos em um ano civil está sujeita a uma suspensão de até quatro anos e uma multa de até 200 mil dólares.
Além disso, "qualquer um ou todos os oficiais da equipe" podem ser banidos por até dois anos.

A decisão está nas mãos do Painel de Sanções das Federações dos Membros Independentes, um órgão criado pela IWF para lidar com casos como este.

Entre os atletas dopados estão inclusive campeões olímpicos.

Ter seis pontos positivos na maior competição da IWF é um enorme constrangimento para a Federação de Halterofilismo Amadora da Tailândia (TAWA) com a notícia anunciada apenas duas semanas depois de uma visita à sede da IWF em Budapeste por seus altos funcionários.

A TAWA disse em um comunicado na mídia social que estaria realizando uma investigação sobre os novos casos, e ficou "muito surpresa e confusa" com o anúncio da IWF.

A IWF disse em um comunicado: "Apesar de testar cerca de 52% de todos os atletas participantes no Campeonato Mundial da IWF de 2018, nenhuma descoberta analítica adversa (AAF) foi registrada inicialmente.

"Mas uma análise mais aprofundada, em colaboração com a Athlete Passport Management Unit da IWF, o Laboratório Antidoping de Colônia, analisou mais amostras de atletas-alvo usando a mais sofisticada técnica disponível: cromatografia gasosa-combustão-razão de isótopos espectrometria de massa."

"Como resultado, quatro AAF adicionais de levantadores de peso tailandeses foram revelados."

"Nos últimos anos, a IWF demonstrou repetidamente sua disposição de tomar as decisões mais difíceis em favor da proteção de atletas limpos e da promoção de esportes limpos."

"A IWF continua empenhada em implementar as técnicas de teste mais avançadas para garantir que a pequena minoria que trapaceia seja identificada e sancionada."

O Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional notou o "progresso" feito pela IWF em Tóquio em novembro, mas manteve o status provisório do esporte para Paris em 2024.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar