Últimas Notícias

Campeã olímpica na maratona do Rio 2016, queniana é suspensa por fraude até 2027

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) suspendeu a maratonista Jemimah Sumgong (KEN) por doping por oito anos.

Sumgong foi campeã olímpica da Maratona nos Jogos de 2016, realizados no Rio de Janeiro.

A queniana foi condenada após falsificar evidencias, fraudando documentos médicos, quando foi acusada pela Agência Queniana de Antidoping (ADAK).

A corredora já havia sido suspensa em 2017, após cair no antidoping para a substância eritropoetina, tendo sido condenada por 4 anos. Na época, Sumgong alegou que recebeu uma transfusão de sangue em virtude de uma gravidez ectópica e que recebeu medicação desconhecida de médico.

Entretanto, após a ADAK entrar em contato com o hospital citado pela maratonista, o chefe do setor reprodutivo desmentiu Sumgong e que ela não esteve lá nas datas mencionadas, sendo que é necessária uma internação de 4 dias nesses casos. Ele também disse que injeção de EPO não é padrão nos casos de gravidez ectópica no hospital.

A suspensão tem início retroativo a 17 de janeiro deste ano.

Foto: Getty Images



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar