Últimas Notícias

Comitê Olímpico Internacional retira a suspensão imposta a Rússia

Atualizado às 11:56

O Comitê Olímpico Internacional (COI) retirou, nesta quarta-feira (28), a suspensão imposta a Rússia.

A decisão do comitê confirma as palavras do presidente do comitê olímpico da Rússia, Alexander Zhukov, que havia dito mais cedo que a suspensão havia sido revogada.

A motivação da retirada da suspensão foi a confirmação de que todos os resultados de exames antidoping realizados em atletas russos que estiveram na Coreia do Sul voltaram negativo.

A Rússia foi suspensa antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, disputados em PyeongChang,  por causa do escândalo de doping sistemático comandado pelo governo do país. 

Diversos atletas recorreram a Corte Arbitral do Esporte (CAS) contra as desqualificações de Sochi e os banimentos das competições. A maioria conseguiu reverter as decisões. Entretanto, a corte dispensou os casos dos atletas que tentaram competir em PyeongChang e não haviam sido convidados para serem parte dos Atletas Olímpicos da Rússia.

Assim, os atletas do país competiram sob a bandeira olímpica e tendo que ouvir o hino olímpico. Chegou-se a cogitar a retirada da suspensão antes da cerimônia de encerramento, mas dois casos de doping de atletas do país durante os Jogos acabaram por fazer o COI manter a suspensão e os atletas desfilaram novamente sem as cores da bandeira russa.

Foto: Reuters




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar