Últimas Notícias

Vladimir Putin espera que Rússia "vire a página" sobre doping a partir de PyeongChang 2018


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse terça-feira (30) que espera que o país possa deixar em breve seus anos de escândalos de doping.

Haverá 168 russos que irão competir nas Olimpíadas de Inverno em Pyeongchang sob uma bandeira neutra como punição por violações de doping passadas.

"Espero que esta página seja virada e, além disso, no futuro muito próximo", o presidente russo contou uma reunião de seus apoiadores em Moscou antes das eleições presidenciais de março.

No entanto, Putin continuou a retratar a Rússia como uma vítima de intriga política destinada a manchar o bom nome de seus atletas. Os verdadeiros problemas de doping na Rússia, disse ele, foram exagerados por razões políticas, com provas suspeitas.

Ele reservou observações dolorosas para Grigory Rodchenkov, ex-chefe do laboratório antidoping de Moscou, que descreveu a execução de um programa de doping e encobrimentos por vários anos em ordens de funcionários do governo russo.

Putin disse que era uma testemunha pouco confiável que "deveria ser colocado na prisão". Putin também repetiu uma reivindicação que ele fez no mês passado que Rodchenkov, que está sob proteção de testemunha nos Estados Unidos e diz que teme por sua vida, está "sob o controle dos serviços especiais dos EUA".

Putin também convocou os atletas russos a obedecer as regras do Comitê Olímpico Internacional nos Jogos de Pyeongchang. O COI exigiu que os russos disputem os Jogos com uniformes sem símbolos nacionais e os imponham de gestos como levar uma bandeira nacional de toredores para comemorar.

"Exorto todos os nossos atletas a seguir todas as regras que o Comitê Olímpico Internacional sugere", disse Putin, acrescentando que a Rússia "apoiaria financeiramente e apoiaria moralmente" atletas que não possam competir.

Putin disse que a Rússia continuaria a trabalhar com organizações internacionais de esportes.

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar