Últimas Notícias

Yulia Lipnitiskaya fala pela primeira vez sobre sua aposentadoria


Uma das maiores estrelas dos esportes de inverno russo viveu um drama em seu precoce final de carreira. Recém aposentada, a jovem patinadora Yulia Lipnitskaya comentou pela primeira vez sobre a anorexia, doença que a afastou do gelo desde janeiro deste ano, quando entrou em uma clínica de reabilitação em Israel.

"A anorexia é uma doença do século XXI e é bastante comum. Infelizmente, nem todos podem lidar com isso ", disse Lipnitskaya em uma entrevista divulgada na terça-feira (12) pela Federação Russa de Patinação Artística.

Lipnitskaya, a mais nova medalhista de ouro em olimpíadas de inverno desde 1936, com a conquista por equipes em Sochi 2014, ainda disse: "Meu único arrependimento é que eu não fiz isso antes", disse a atleta, de 19 anos. Sua honestidade sobre o assunto é rara na Rússia, onde os distúrbios alimentares geralmente não são discutidos publicamente, são vistos como tabus.

Em sua última competição, um Grand Prix em novembro realizado na Rússia, a atleta terminou em décimo segundo lugar, após parar no meio da apresentação por estar muito fraca. Foi ali que decidiu a aposentadoria. "Depois dessa competição, cheguei em casa e coloquei meus patins no guarda roupas e desde então não os vejo. Eu não sinto falta do gelo", disse.

Já na clínica e com a ajuda de psicólogos, percebeu que precisava se desconectar e colocar a saúde em primeiro lugar. "Depois da primeira semana lá, em um dia livre, meu telefone foi roubado e, obviamente, quebrou toda a minha conexão com o mundo exterior ", disse ela.

"E só agora que eu entendo por que isso aconteceu comigo. Foi realmente eu pensar sobre o que estava acontecendo na minha vida. Isso desempenhou um papel muito importante ", disse Lipnitskaya. "Eu tinha ainda mais tempo para trabalhar na minha saúde e pensar o que eu faria depois de sair da clínica".

Após os Jogos de Sochi, onde se tornou um nome muito familiar na Rússia, Yulia viveu muitas situações que a fizeram mal psicologicamente.

Desde não saber lidar com a fama, por justamente se considerar uma pessoa reservada, até ter sua privacidade invadida como quando um homem alegou em um programa da TV russa ser seu pai biológico, quando se tratava apenas de um impostor.

"Desde a infância eu sempre fui muito introvertida", disse Lipnitskaya. "Falar com uma pessoa desconhecida significava que eu tinha que fazer um esforço enorme e não é porque sou conhecida que serei obrigada a participar de todos os programas de TV e sair nos jornais sempre."

A notícia da aposentadoria de Yulia gerou muito sensacionalismo na Rússia, com várias teorias infundades sobre a motivação para encerrar a carreira tão cedo.

Ainda não é certo o que Yulia fará a partir de agora. Ela espera entrar na faculdade no próximo ano, onde disse que provavelmente cursará algo sobre gestão esportiva.

Atualmente, tem descansado em um sítio da família, a 40 quilômetros de Moscou, onde tudo que tem feito é cavalgar em sua égua, Dakota. "É como um sonho", definiu no final da entrevista Yulia, sobre este momento de sua vida.

Foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar