Foi celebrado hoje em Tóquio no Japão a contagem regressiva de exatos 3 anos para o início dos Jogos Olímpicos de 2020 a serem realizados pela capital japonesa.
Eventos culturais e esportivos marcaram esta segunda-feira (24) em todo o Japão, incluindo um revezamento de ciclistas e corredores iniciado em Aomori, na região nordeste do país (área mais afetada pelas tsunamis de 2011) com previsão de chegada na capital nipônica no dia 07 de agosto.
Aconteceram também shows com apresentações de dança e um espetáculo de luzes, o lançamento da música oficial dos Jogos e até uma exibição de Surf em Enoshima, cidade que sediará a estreia da modalidade nos jogos.
Os eventos contaram com a presença de atletas e políticos japoneses, dentre eles a governadora de Tóquio Yuriko Koike e a Ministra dos Esportes para assuntos olímpicos Tamayo Marukawa.
Problemas e polêmicas que vão desde o design do estádio olímpico aos alto custos apresentados (Que chegam perto de 12,5 bilhões de dólares) tem deixado uma sombra sob a organização dos Jogos.
Em abril, um jovem de 23 anos de idade e que trabalhava na construção no estádio olímpico cometeu suicídio e surgiu uma grande suspeita de que seria por excesso de trabalho.
A porta-voz do comitê organizador Hikaraki Ono disse ao jornal britânico DailyMail sobre o caso: "Estendemos nossas condolências ao homem que faleceu e a sua família", o comitê organizador da Olimpíada de Tóquio pede ao Conselho de esportes do Japão que forneça detalhes do caso.Gostaríamos de lembrar todas as partes de serem conscientes para que casos semelhantes não sejam repetidos".
Será a primeira Olimpíada de verão a ser sediada no Japão desde 1964, jogos em que foram marcados pela estreia de duas modalidades que futuramente trariam grandes glórias ao esporte brasileiro: Vôlei e Judô.
Por coincidência, a edição de 2020 marcará a estreia do surf, caratê e skate, modalidades de muita tradição de bons resultados para o Brasil a nível mundial. Além das já citadas, teremos a estréia da escalada, o retorno do beisebal/softbal e a adesão de novas modalidades dentro daqueles esportes que já estavam presentes no programa olímpico.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio ocorrerão de 24 de julho a 09 de agosto de 2020.
Foto: Associated Press
0 Comentários