Últimas Notícias

Troféu Maria Lenk de Natação 2017 - Dia 5

Troféu Maria Lenk de Natação, realizado até o sábado (6) no Rio de Janeiro, terminou com um duelo eletrizante entre Bruno Fratus e Cesar Cielo nos 50m livre.

Um clássico da natação. Bruno, competindo pelo Internacional de Regatas, levou a melhor com o tempo de 21s70. Cesar bateu em segundo, com 21s79. A marca de Bruno corresponde a quarta do mundo este ano e a de Cielo, a sexta. Ítalo Manzine Duarte, do Minas Tênis, que ficou com a segunda vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016 no Maria Lenk do ano passado, ficou com o bronze (22s12).


" Num ano pós Olimpíada, onde está todo mundo começando um novo ciclo, acho que usar o ranking mundial como referência é uma decisão mais acertada. Falando das duas provas em que eu estou com chances de participar que são os 50m livre e o 4x100m livre estão dentro dos top 5 do ranking. Então são provas que valem a pena investir, valem a pena levar. Medalha não é uma coisa garantida, mas está entre os cinco do mundo, estar no bolo, na briga, e vale a pena levar sim. A gente está sempre buscando o melhor. Sei que é difícil dar o melhor sempre. Fiquei sem clube, estou sem muita estrutura, então este é um ano de readaptação, mas continuo com o mesmo técnico (Brett Hawke), na mesma cidade. É lá onde eu sou feliz e confio no trabalho " disse Bruno.

Cesar Cielo saiu da piscina e foi cercado pela torcida que encheu a arquibancada do Troféu Maria Lenk. Depois de muitos autógrafos, fez um balanço do retorno às piscinas.

" É muito gostoso. Esse momento pré-prova, aquela adrenalina é uma das partes que eu mais gosto. E ver a arquibancada cheia, com bons resultados como vimos esta semana, a criançada vindo assistir a gente, mostra que a natação está viva e estamos fazendo a nossa parte e prontos pra continuar. Essa minha volta foi justificada hoje. Tudo o que aconteceu hoje me deixou muito feliz e satisfeito. Acho que fez bem pra natação. Tentei mostrar pra molecada que é com muito treino, com muita dedicação que se chega lá. Hoje estou colhendo mais os frutos, passando o bastão pra nova geração. Agora estou conseguindo me divertir mais com a natação. Antes era muita pressão, agora estou levando tudo com mais suavidade. Estou feliz com a minha volta. Espero que o 4x100m livre vá ao Mundial e que a gente faça um bom mundial pra recomeçar " disse Cielo.

Etiene Medeiros, do Sesi/SP, fez 24s73 e venceu a versão feminina dos 50m livre melhorando um pouco os tempos feitos nas eliminatórias, 24s78. Alessandra Marchioro, da Unisanta (25s10) e Graciele Herrmann, do Grêmio Náutico União (25s17) completaram o pódio.

" Eu queria ter feito um pouco menos agora na final. Sei que tem algumas coisas pra melhorar, mas essa semana foi muito difícil. Um pouco da experiência ajuda. Eu saí da piscina dando os meus 100 por cento. Foi o melhor que pude fazer hoje."

Etiene foi o melhor índice técnico da competição pela disputa dos 50m costas, com 940 pontos. A atleta mais eficiente, ou seja, aquela que mais marcou pontos para o seu clube em provas individuais foi Joanna Maranhão, que somou 220 pontos para a Unisanta depois de nadar quatro provas na competição (400m livre, 200m medley, 200m borboleta e 400m medley). No masculino, o nadador mais técnico foi Nicholas Santos (22s61), da Unisanta, com 976. O atleta mais eficiente foi Brandonn Almeida que marcou 113 pontos para o Corinthians também nadando quatro provas.


A argentina Macarena Ceballos, do Minas Tênis, bateu o recorde sul-americano individual do dia, com 2m26s90 nos 200m peito. A também argentina Julia Sebastian, da Unisanta, fez 2m27s04 que também seria abaixo do recorde anterior, 2m27s03, que lhe pertencia. A terceira posição ficou com a brasileira Pamela Souza, do Pinheiros, 2m27s55.

Nas provas de fundo, Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União, venceu os 800m livre (8m34s92) e Guilherme Costa, da Unisanta, foi o campeão dos 1500m livre, com 15m06s31, novo recorde de campeonato. O anterior era do tunisiano Oussama Mellouli, quando competiu pelo Corinthians em 2011 (15m08s22).

No feminino a maratonista aquática e medalhista olímpica nos Jogos Rio 2016, Poliana Okimoto ficou com a prata (8m43s92) e Gabriela Ferreira, do Grêmio Náutico União, ficou com o bronze (8m51s14). No masculino Brandonn Almeida foi o vice-campeão (15m12s06) e o também maratonista aquático Diogo Villarinho, do Minas Tênis (15m18s15) ficou com o bronze.

A equipe de nadadores que irá ao Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado em Budapeste (HUN), será definida em breve pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Foto: CBDA/Divulgação



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar