Últimas Notícias

As Mascotes Olímpicas: Athena e Phevos


ATHENA e PHEVOS - ATENAS 2004 

No começo de 2001 foi anunciado um concurso internacional para a criação de um mascote para os Jogos de Atenas. Um total de 196 empresas e designers individuais entraram no concurso. 127 propostas foram aceitas e o design vencedor foi da empresa grega Paragraph Design, enquanto Spyros Gogos foi o responsável pelo desenho da mascote.

Athena e Phevos foram apresentados em 4 de abril de 2002 e causaram impacto desde o começo. Eles eram duas crianças e irmãos, sendo o elo entre a história da Grécia antiga e os Jogos Olímpicos modernos. A fonte de sua inspiração foi uma boneca grega, datada do Século VII antes de cristo, que possuíam a forma de sino e eram chamados de "daidala".

Os nomes vêm de Athena, deusa da sabedoria e patrona da cidade de Atenas, e Phevos, o outro nome de Apolo, deus da luz e da música. Segundo o comitê organizador dos Jogos, as mascotes simbolizam o prazer de jogar e os valores do Olimpismo. A escolha de um irmão e irmã foi intencional: Eles incarnam a igualdade e a fraternidade entre homens e mulheres. Phevos veste uma túnica azul para lembrar o mar e a cor do emblema de jogos, enquanto Athena é a laranja para evocar o sol e o emblema Paraolímpico.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar