Últimas Notícias

Ministro das Cidades visita obras do VLT e Linha 4 do metrô no Rio



Em abril, a população da cidade do Rio de Janeiro deverá ter à disposição o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no trajeto Rodoviária-Cinelândia, o primeiro a ser inaugurado, com 18 estações, e que vai ligar o Aeroporto Santos Dumont à Rodoviária. Também nos próximos meses, os cariocas ganharão cinco estações da Linha 4 do metrô. As estações interligarão Ipanema e Barra da Tijuca. 

Nesta segunda-feira (07.03), o ministro Gilberto Kassab irá vistoriar as obras do VLT juntamente com o prefeito Eduardo Paes. O ministro também vai conferir as obras do metrô, acompanhado pelo governador Luiz Fernando Pezão. As autoridades atenderão à imprensa ao final de cada uma das visitas.

O Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, executa intervenções no Rio de Janeiro relacionadas de forma direta e indireta aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Além do VLT e do Metrô na cidade, estão sendo construídos mais dois BRTs. Um deles será entregue ainda neste ano. Trata-se da expansão do lote zero do Transoeste, entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, onde haverá integração com a Linha 4 do metrô. O outro é o BRT Transbrasil (entre Caju e Deodoro), com conclusão prevista para 2017.

Está prevista também a ampliação do Elevado do Joá, que vai ajudar a reduzir os congestionamentos entre a Barra e a Zona Sul. A cidade receberá ainda uma nova via expressa - o Transolímpico - que ligará a Barra da Tijuca a Deodoro. A obra é um dos legados dos Jogos de 2016 e a inauguração está marcada para junho. Ao todo, serão mais de cem ônibus articulados.

O VLT ligará o Centro e a região portuária em 28 Km e 32 paradas. A sua operação será 24 horas por dia nos sete dias da semana. O projeto fortalece o conceito de transporte público integrado ao conectar metrô, trens, barcas, teleférico, BRTs, redes de ônibus convencionais e aeroporto (Santos Dumont). O sistema terá capacidade de transportar 300 mil passageiros por dia. 

A distância média entre as paradas será de 400 metros. Serão 32 trens e cada composição comporta 420 passageiros, e o tempo máximo de espera entre um trem e outro vai variar de 3 a 15 minutos, de acordo com a linha. Os trens não têm fios superiores em rede aérea e são alimentados por duas fontes de energia: um terceiro trilho energizado e supercapacitores.

As estações e pontos de parada serão dotados de plataformas acessíveis a todos os usuários de forma fácil, segura e confortável. As plataformas contarão com linha de piso tátil (próprio para portadores de deficiência visual) em toda a sua extensão e rampas de acesso suaves e antiderrapantes.

A segunda etapa de implantação do VLT – Central do Brasil até Praça 15 – está marcada para agosto.

Metrô

A Linha 4, que ligará Ipanema a Barra da Tijuca, vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. O projeto é o maior legado em transporte e mobilidade urbana dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. 

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar