Em abril, a população da
cidade do Rio de Janeiro deverá ter à disposição o VLT (Veículo Leve
sobre Trilhos) no trajeto Rodoviária-Cinelândia, o primeiro a ser
inaugurado, com 18 estações, e que vai ligar o Aeroporto Santos Dumont à
Rodoviária. Também nos próximos meses, os cariocas ganharão cinco
estações da Linha 4 do metrô. As estações interligarão Ipanema e Barra
da Tijuca.
Nesta segunda-feira
(07.03), o ministro Gilberto Kassab irá vistoriar as obras do VLT
juntamente com o prefeito Eduardo Paes. O ministro também vai conferir
as obras do metrô, acompanhado pelo governador Luiz Fernando Pezão. As
autoridades atenderão à imprensa ao final de cada uma das visitas.
O Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, executa
intervenções no Rio de Janeiro relacionadas de forma direta e indireta
aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Além do VLT e do Metrô na cidade,
estão sendo construídos mais dois BRTs. Um deles será entregue ainda
neste ano. Trata-se da expansão do lote zero do Transoeste, entre o
Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, onde haverá integração com a
Linha 4 do metrô. O outro é o BRT Transbrasil (entre Caju e Deodoro),
com conclusão prevista para 2017.
Está prevista também a ampliação do Elevado do Joá, que vai ajudar a
reduzir os congestionamentos entre a Barra e a Zona Sul. A cidade
receberá ainda uma nova via expressa - o Transolímpico - que ligará a
Barra da Tijuca a Deodoro. A obra é um dos legados dos Jogos de 2016 e a
inauguração está marcada para junho. Ao todo, serão mais de cem ônibus
articulados.
O VLT ligará o Centro e a região portuária em 28 Km e 32 paradas. A
sua operação será 24 horas por dia nos sete dias da semana. O projeto
fortalece o conceito de transporte público integrado ao conectar metrô,
trens, barcas, teleférico, BRTs, redes de ônibus convencionais e
aeroporto (Santos Dumont). O sistema terá capacidade de transportar 300
mil passageiros por dia.
A distância média entre as paradas será de 400 metros. Serão 32 trens
e cada composição comporta 420 passageiros, e o tempo máximo de espera
entre um trem e outro vai variar de 3 a 15 minutos, de acordo com a
linha. Os trens não têm fios superiores em rede aérea e são alimentados
por duas fontes de energia: um terceiro trilho energizado e
supercapacitores.
As estações e pontos de parada serão dotados de plataformas
acessíveis a todos os usuários de forma fácil, segura e confortável. As
plataformas contarão com linha de piso tátil (próprio para portadores de
deficiência visual) em toda a sua extensão e rampas de acesso suaves e
antiderrapantes.
A segunda etapa de implantação do VLT – Central do Brasil até Praça 15 – está marcada para agosto.
Metrô
A Linha 4, que ligará Ipanema a Barra da Tijuca, vai
transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2
mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá
utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.
Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de
Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16
quilômetros de extensão. O projeto é o maior legado em transporte e
mobilidade urbana dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação
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