Últimas Notícias

Marley Linhares será o porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Abertura em Lillehammer


O mineiro Marley Linhares, de 16 anos, será o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, em Lillehammer. Marley desfilará à frente da delegação brasileira composta por mais nove jovens atletas na próxima sexta-feira, dia 12, na arena de esqui saltos de Lillehammer. O brasileiro disputará a competição de monobob, categoria do bobsled onde os atletas conduzem sozinhos o trenó que chega a alcançar 130 km/h em uma pista de gelo.

“Apesar da juventude, o Marley impressiona pela seriedade com que está se dedicando ao esporte. Em uma modalidade onde se necessita de frieza, Marley mostra muita concentração e foco em seus objetivos. A delegação brasileira será muito bem representada na abertura dos Jogos”, disse Gustavo Harada, chefe da missão brasileira em Lillehammer.

Natural de Viçosa (MG), radicado no Rio de Janeiro há dois anos, Marley evoluiu de forma impressionante no bobsled. Oriundo do levantamento de peso, o atleta foi descoberto pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) em uma seletiva realizada no início do ano passado. Em apenas um ano de treinamentos e diversos intercâmbios internacionais, Marley alcançou resultados que o colocam em quinto lugar no ranking mundial de sua categoria. Marley conquistou medalhas de bronze em duas etapas classificatórias para Lillehammer 2016.

O atleta, que fará aniversário no próximo dia 17, no meio dos Jogos, vibrou quando soube que seria o porta-bandeira do Brasil. “Fiquei surpreso, não esperava mesmo. Estou muito feliz em poder levar a bandeira do meu país. Tudo o que eu quero é poder representar bem o Brasil em tudo o que eu fizer”, disse Marley, que antes da seletiva da CBDG não imaginava que se tornaria um atleta da modalidade. “Ser o porta-bandeira vai me trazer mais motivação para eu fazer o meu melhor aqui em Lillehammer e depois tentar uma classificação para os Jogos para adultos em 2018”, disse o atleta.

Essa é a primeira vez que o monobob será disputado em uma edição de Jogos Olímpicos, de jovens ou adultos. Antes da competição, os atletas irão passar por seis descidas obrigatórias, durante três dias, na pista de Lillehhamer. O atleta tem que completar ao menos duas descidas para se qualificar para a competição olímpica, no dia 20 de fevereiro.

A primeira participação do Brasil no bobsled olímpico foi em Salt Lake City 2002, nos Jogos Olímpicos de Inverno tradicionais, com o bobsled de quatro atletas. Nos últimos anos, o Brasil tem evoluído bastante na modalidade, ao ponto de revelar talentos como Marley Linhares. Em Lillehhamer, Marley terá a companhia da carioca Jéssica Muniz, que disputará a competição feminina de monobob.

“O Marley tem o biótipo ideal para o esporte.  Ele tem muita força e velocidade para o impulso inicial no trenó. Ele também consegue se manter relaxado e antecipar os movimentos com muita tranquilidade. Isso é um dom que tem impressionado até os países com mais tradição no esporte”, disse Matheus Figueiredo, chefe da equipe dos desportos no gelo. “É uma honra para a CBDG ter o porta-bandeira dos Jogos. A evolução do Marley mostra que o trabalho está sendo bem feito e tem boas perspectivas para o futuro”, completou Matheus.

Foto: CBDG

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar