Últimas Notícias

Era Uma Vez...Os Jogos da III Olimpíada.

 Saint Louis 1904

Período - 01/07 a 23/11/1904
Nações - 12
Atletas - 627
Esportes - 19
Eventos - 84
































Para recompensar os EUA pelo seu apoio entusiasmado aos jogos de 1896 e 1900, o Comitê Olímpic Internacional (COI) escolheu Chicago para sediar os jogos de 1904. Entretanto, Saint Louis iria realizar uma feira mundial nesse mesmo ano - a Exibição de compras da Louisiana - e os organizadores da feira ameaçaram sediar uma competição internacional de esportes.

O presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt apoiou Saint Louis e o COI votou pela mudança de local dos jogos. Foi uma decisão infeliz, pois os organizadores de Saint Louis repetiram os piores erros dos jogos de 1900.

As competições olímpicas, espalhadas por quatro meses e meio, perderam-se no caos da feira mundial. O Barão Pierre de Coubertin, então presidente do COI, sequer compareceu. Muitos atletas de fora da América do Norte também não apareceram. Menos da metade dos países que participaram dos jogos de 1900, apareceram nos jogos de Saint Louis. Dos 84 eventos que foram considerados partes do programa olímpico, apenas 42 tinham atletas que não eram dos EUA. O Brasil não participou da terceira edição dos jogos.
                                                          
   Competição de Cabo de Guerra nos Jogos de 1904.



- FATOS

- Pela primeira vez foram concedidas as medalhas de ouro, prata e bronze em Jogos Olímpicos.

- Len Tan e Jan Mashiani (RSA), da tribo Tswana, estavam em Saint Louis para participar dae uma exibição sobre a Guerra do Boers, e se tornaram os primeiros africanos a competirem em Jogos Olímpicos, participando da Maratona.

- George Eyser (USA) conquistou seis medalhas: três de ouro (salto, barras paralelas e escalada de corda), duas de prata (exercícios combinados e cavalo com alças) e uma de bronze (barra fixa). Detalhe: o atleta tinha uma das pernas de madeira. A original tinha sido amputada depois de Eyser ter sido atropelado por um trem.

- QUADRO DE MEDALHAS

País Ouro Prata Bronze
USA
78 82 79
GER 4 4 5
CUB
4 2 3
CAN
4 1 1
HUN
2 1 1
GBR
1 1 0
ZZX*
1 1 0
GRE
1 0 1
SUI
1 0 1
AUT
0 0 1

*ZZX = Equipes compostas por atletas de diferentes nacionalidades.


                                                                     

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar