Últimas Notícias

Renan Dal Zotto, Fofão e Bebeto de Freitas ingressam no Hall da Fama do Vôlei


A noite do sábado (24) foi muito especial para três dos maiores nomes do voleibol brasileiro. Em uma cerimônia realizada na pequena cidade de Holyoke, nos Estados Unidos, berço da modalidade, Renan Dal Zotto, Fofão e Bebeto de Freitas foram incluídos no Hall da Fama e se juntaram à lista que conta com mais de 120 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento deste esporte.

Renan Dal Zotto, que estreou na seleção brasileira aos 16 anos e hoje trabalha como diretor de Seleções da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O gaúcho de São Leopoldo confessou que nunca imaginou que receberia tal homenagem e relembrou um pouco do passado como jogador.

“Estou muito feliz de estar aqui e me ver ao lado de tanta gente importante para o voleibol. Nunca pensei que isto poderia acontecer. Eu tive a oportunidade de jogar na companhia de grandes atletas, incluindo meu grande amigo Bebeto (de Freitas). Nos anos 80 nós fomos os primeiros brasileiros a conquistarmos uma medalha nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984. Neste momento, sei que estou representando cada um daqueles que estiveram comigo e quero que eles se sintam honrados e celebrem da mesma forma que eu. Com aquela geração conquistamos muitas coitas, tivemos vitórias e derrotas, provavelmente mais derrotas que vitórias. Mas estou certo de que sempre que entrávamos em quadra era para dar o nosso melhor”, disse o ex-ponteiro que fez parte da geração de prata.

 Bebeto de Freitas, que foi o treinador a levar o Brasil à primeira medalha Olímpica no voleibol, comentou que o sentimento ao receber a homenagem foi de missão cumprida. Ele, que além de técnico também teve passagens pelo Atlético Mineiro e Botafogo como dirigente, ficou emocionado em ver que a partir de agora estará lado a lado dos ídolos na memória do esporte.

“Depois de visitar o Hall da Fama hoje eu tive uma surpresa agradável e me senti honrado e com a sensação de que fiz o meu trabalho. Em seguida, tive outro sentimento, o de responsabilidade. Aqui vi muitos dos meus ídolos, jogadores que joguei junto, joguei contra. Não sei quantas vezes eu os vi jogar em meus sonhos, técnicos que me inspiraram e influenciaram o meu modo de entender o voleibol. Hoje eu tive a mesma honra que que muitos dos meus heróis tiveram antes de mim”, disse Bebeto.

Completando o trio de brasileiros homenageados, a ex-levantadora Fofão lembrou das três décadas que se dedicou ao esporte. Ela, que foi a primeira atleta de voleibol a disputar cinco edições dos Jogos Olímpicos (1992, 1996, 2000, 2004 e 2008), também se emocionou ao lembrar do pai, quem a campeã olímpica considera o maior incentivador.

“Estou vivendo um dos maiores momentos que um atleta pode almejar na vida. Quando comecei a jogar voleibol não sabia onde iria chegar. E agora, analisando tudo que fiz, é incrível ver onde estou. Foi um caminho longo e recheado de adversidades, mas todos os desafios valeram a pena. Nunca pensei que me dedicaria por 30 anos a este esporte e que por 17 anos vestiria a camisa da seleção brasileira. Eu vivi todos os tipos de emoções: eu ri, eu chorei, me lesionei, gritei e, principalmente, eu me diverti. Meu pai, o Seu Sebastião, me apoio sempre. Infelizmente não está mais aqui, mas me incentivou ao longo de toda a minha carreira, e acreditou em mim mais que eu mesma. Dizia que eu só não venceria se não quisesse. Cresci acreditando nisso e sei que ele está orgulhoso de onde a filha dele chegou”, declarou Fofão.

O ex-levantador Lloy Ball, campeão olímpico com os Estados Unidos em Pequim 2008 completou a turma de 2015 de personalidades conduzidas ao Hall da Fama.

Criado há 30 anos, o Hall da Fama homenageia os grandes nomes do voleibol e atualmente conta com 125 personalidades entre atletas, técnicos e dirigentes que contribuíram para o desenvolvimento da modalidade. O Brasil é o terceiro país com o maior número de 12. 

Além de Renan Dal Zotto, Fofão e Bebeto de Freitas, outros nove brasileiros compõem a lista de personalidades eternizadas: Bernard Rajzman em 2005, Jaqueline Silva em 2006, Carlos Arthur Nuzman em 2007, Ana Moser em 2009, Adriana Behar e Shelda em 2010, Maurício Lima em 2012 e Nalbert Bitencourt e Sandra Pires em 2014.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar