Dupla Larissa/Talita é a primeira brasileira classificada no Vôlei de Praia para os Jogos de 2016 - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Dupla Larissa/Talita é a primeira brasileira classificada no Vôlei de Praia para os Jogos de 2016

Compartilhe

Larissa e Talita é a primeira dupla do Vôlei de Praia classificada para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A vaga veio na etapa de Olsztyn (POL) do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, nesta sexta-feira (28), após a dupla chegar à semifinal do torneio. Com a eliminação de Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) nas quartas de final, a dupla não poderá mais ser alcançada na corrida olímpica brasileira, ranking que define uma vaga em cada naipe.

Com a vaga às semifinais, no pior dos cenários a capixaba e a sul-mato-grossense somariam mais 560 pontos na Polônia, atingindo 4.600. Como não disputaram o torneio de Stavanger, a dupla tem um descarte de zero ponto, e poderia repetir o descarte na etapa do Rio de Janeiro, mantendo no mínimo os mesmos 4.600 pontos.

Já Ágatha e Bárbara podem alcançar no máximo 4.480 pontos (caso sejam campeãs no Open do Rio) até o final da temporada, contando o descarte de seus piores resultados.

A corrida olímpica brasileira soma a pontuação obtida nos nove principais eventos do Circuito Mundial 2015 (cinco Grand Slams, três Major Series e Open do Rio). Os times descartarão os dois piores resultados ao longo da campanha. No masculino, Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Evandro/Pedro Solberg (RJ) disputam a primeira vaga. As outras duas duplas de cada naipe que disputarão os Jogos de 2016 serão convocadas pela CBV em janeiro.

O Gerente de Seleções de Vôlei de Praia da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Franco Neto, avalia como positiva a disputa pela vaga brasileira, que contou com ouro verde e amarelo em seis das sete etapas da corrida olímpica disputadas até aqui.

"Temos a certeza de que a CBV proporcionou a melhor estrutura de apoio às duplas brasileiras. Inclusive elevando o nível e ritmo das nossas equipes, que se revezaram nas conquistas. Estamos vivendo uma excelente temporada com vitória nas principais etapas, pódio histórico no Campeonato Mundial, e trabalharemos também para terminarmos com o título da temporada do Circuito Mundial", disse Franco Neto, que completou.

"A segunda etapa do projeto olímpico virá com a definição dos demais times. Já estamos trabalhando para oferecermos a melhor preparação aos Jogos Olímpicos às duplas. No caso da Larissa e Talita, iremos nos reunir, oferecendo a estrutura de treinos e apoio humano. Os times terão tempo para trabalhar o aspecto físico, técnico e mental. Que venham os Jogos Olímpicos. Estamos nos preparando a cada dia".

A dupla chega com experiência de sobra em busca de medalhas no Rio de Janeiro. Esta será a terceira participação de Larissa nos Jogos Olímpicos. Em 2008, ao lado de Ana Paula (a então parceira Juliana sofreu uma lesão no joelho), a capixaba terminou na quinta colocação. Já em 2012, ao lado de Juliana, conquistou a medalha de bronze para o Brasil. Talita também tem duas edições no currículo: um quarto lugar ao lado de Renata, em 2008, e uma nona colocação ao lado de Maria Elisa, em 2012.
"Era um objetivo, fizemos um projeto e nos planejamos para chegarmos aos Jogos Olímpicos. Acreditamos muito nisso, abdicamos de muita coisa. Sabíamos que não seria fácil, e realmente não foi, mas valeu a pena cada esforço e suor. O principal foi que cada uma respeitou o limite da outra e estivemos juntas. Agora o trabalho continua pensando em 2016", disse Talita.

No caminho até a semifinal, Larissa e Talita (PA/AL) iniciaram o dia com triunfo em 33 minutos sobre as norte-americanas Jennifer Kessy e Emily Day, em 2 sets a 0 (21/13 e 21/13) pelas oitavas de final. Na sequência do dia, já pelas quartas de final, a parceria manteve seu voleibol afiado e venceu as canadenses Kristina Valjas e Jamie Lynn Broder por 2 sets a 0 (21/16 e 21/15), em 31 minutos.

"Esse time do Canadá é forte, já o enfrentamos algumas vezes, mas é sempre importante estar ligada. A Talita deu aula nessa partida, eu fiquei só de coadjuvante, levantando. Essa vitória nos classifica para a semifinal e agora é força total para amanhã. É o penúltimo torneio (que conta pontos para a corrida olímpica), a gente está dando um gás em todos os jogos, e certamente serão dois jogos muito fortes", disse Larissa.

Neste sábado, às 6h15 (horário de Brasília) as campeãs brasileiras enfrentam as holandesas Sophie van Gestel e Jantine van der Vlist por uma vaga na grande final - a quinta da parceria no circuito 2015.

As demais duplas brasileiras deram adeus ao torneio da Polônia nesta sexta-feira. Pela repescagem, Juliana e Maria Elisa (CE/PE) perderam para Jennifer Kessy e Emily Day por 2 sets a 1 (21/19, 15/21 e 15/13), em 33 minutos, enquanto Fernanda Berti e Taiana (RJ/CE) foram derrotadas por Zumkehr/Heidrich (19/21, 21/17 e 15/8), em 49 minutos.

Nas oitavas de final, Ágatha e Bárbara Seixas venceram o confronto "caseiro" contra Maria Clara/Carolina por 2 sets a 0 (21/18 e 21/19), em 42 minutos. Na rodada seguinte, entretanto, as campeãs mundiais foram superadas pelas holandesas Madelein Meppelink e Marleen Van Iersel, também por 2 sets a 0 (21/17 e 24/22), em 43 minutos.

Foto: FIVB

Nenhum comentário:

Postar um comentário