Últimas Notícias

Mundial de Vôlei de Praia 2015: um guia rápido pré-competição

Larissa e Talita após título no Masters de Porec (CRO)
FIVB/Divulgação
Mais uma etapa importante rumo às Olimpíadas começa nesta sexta-feira, na Holanda. É o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, pela primeira vez realizado em quatro cidades ao mesmo tempo: Haia (Den Haag, cidade-sede dos jogos mais importantes), Amsterdã, Apeldoorn e Rotterdã.

A edição 2015 do Mundial não vale apenas a glória de campeões mundiais para as duplas vencedoras; valerá também uma vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016 para as duplas campeãs no feminino e no masculino.

O Brasil, lugar de boa parte das principais duplas terá quatro representantes em ambos os torneios. E com boas chances de chegar longe, ainda que seja um torneio longo, com risco de uma eliminação surpresa na fase de mata-mata.

Brasileiras em alta e grandes chances de conquistar o título

Taiana e Fernanda Berti
CBV/Divulgação
No torneio feminino, as duplas brasileiras estão em alta. Das sete etapas realizadas do Circuito Mundial até agora, cinco foram conquistadas por representantes do Brasil. As duplas Larissa/Talita e Agatha/Bárbara Seixas conquistaram duas e são favoritas à medalha.

Líderes do ranking mundial, Larissa e Talita não devem ter muito trabalho na primeira fase. Juntas a elas no Grupo B estão a dupla tailandesa Radarong/Udomchavee, as suíças Goricanec/Huberli e as holandesas convidadas van der Vlist/van Gestel.

No Grupo G estão Ágatha/Bárbara Seixas, que terão a companhia da experiente medalhista olímpica e campeã mundial Jennifer Kessy, que hoje está ao lado de Emily Day, representando os EUA. Nesse grupo pan-americano também estão as mexicanas Revuelta/Candelas e as cubanas Flores/Leila.

Juliana e Maria Elisa também conquistaram título de etapa no Circuito Mundial 2015 e estão em um grupo mais confortável. Elas terão companhia das alemãs Laboureur/Süde, das argelinas Boucheta/Bayou e da dupla de Vanuatu Pata/Matauatu.

A dupla que mais evoluiu no circuito, Fernanda Berti e Taiana terão logo de cara duas suíças: Zumkehr/Heidrich e Forrer/Vergé-Dépré, além das sul-africanas Williams/Sekhonyana.

Duplas masculinas vivem panorama equilibrado com adversários

Evandro e Pedro Solberg
FIVB/Divulgação
As duplas masculinas têm condições de avançar de fase, mas o momento é de equilíbrio. Campeões diferentes a cada etapa devem deixar o torneio animado e com probabilidade de surpresas no meio do caminho. 

Pedro Solberg/Evandro, Alison/Bruno Schmidt e Ricardo/Emanuel estão no páreo; Álvaro Filho/Vítor Felipe buscam surpreender.

Alison e Bruno, que são a dupla brasileira melhor ranqueada no circuito vão ter os austríacos Horst/Doppler como principais rivais; também enfrentarão no Grupo C os australianos Court/Schumann e os representantes do Qatar Jefferson/Cherif.

Ricardo e Emanuel estão no grupo G, com a companhia de Herrera (um dos espanhois que perderam para a dupla na final de Atenas-2004) e Gavira, os russos Stoyanovskiy/Yarzutkin e os ganeses Ajanako/Scott.

No grupo K estão Álvaro Filho e Vítor Felipe, junto aos espanhois Marco/Garcia, os argentinos Bianchi/Azaad e os americanos Gibb/Patterson.

Pedro Solberg e Evandro, que estão no Grupo L enfrentam os mexicanos Virgen/Ontiveros, os tunisianos Naceur/Belhaj e os alemães Walkenhorst/Windschief.

Tabela da primeira fase:

FEMININO

Grupo B:
27/jun - 08h - Larissa/Talita x Van der Vlist/Van Gestel (NED)
28/jun - 13h - Larissa/Talita x Radarong/Udomchavee (THA)
30/jun - 08h - Larissa/Talita x Gorianec/Hüberli (SUI)

Grupo F:
27/jun - 11h - Ágatha/Bárbara Seixas x Flores/Martínez (CUB)
28/jun - 14h - Ágatha/Bárbara Seixas x Candelas/Ríos (MEX)
29/jun - 16h - Ágatha/Bárbara Seixas x Kessy/Day (USA)

Grupo G:
27/jun - 13h - Juliana/Maria Elisa x Boucheta/Bayou (ALG)
28/jun - 15h - Juliana/Maria Elisa x Pata/Matauatu (VAN)
29/jun - 15h - Juliana/Maria Elisa x Laboureur/Süde (GER)

Grupo I:
28/jun - 15h45 - Taiana/Fernanda Berti x Williams/Sekhonyana (RSA)
29/jun - 16h45 - Taiana/Fernanda Berti x Forrer/Vergé-Depré (SUI)
30/jun - 09h - Taiana/Fernanda Berti x Zumkehr/Heidrich (SUI)

MASCULINO

Grupo C:
27/jun - 09h - Alison/Bruno Schmidt x Court/Schumann (AUS)
28/jun - 16h - Alison/Bruno Schmidt x Jefferson/Cherif (QAT)
29/jun - 13h - Alison/Bruno Schmidt x Doppler/Horst (AUT)

Grupo G:
27/jun - 14h - Ricardo/Emanuel x Ajanako/Scott (GHA)
28/jun - 11h - Ricardo/Emanuel x Stoyanovskiy/Yarzutkin (RUS)
30/jun - 13h - Ricardo/Emanuel x Herrera/Gavira (ESP)

Grupo K:
27/jun - 15h - Álvaro/Vítor Felipe x Bianchi/Azaad (ARG)
29/jun - 10h - Álvaro/Vítor Felipe x Marco/García (ESP)
30/jun - 15h - Álvaro/Vítor Felipe x Gibb/Patterson (USA)

Grupo L:
27/jun - 16h - Pedro Solberg/Evandro x Naceur/Belhaj (TUN)
29/jun - 14h - Pedro Solberg/Evandro x Virgen/Ontiveros (MEX)
30/jun - 14h - Pedro Solberg/Evandro x Walkenhorst/Windscheif (GER)

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar