Últimas Notícias

Maior atleta olímpico da história da Malásia luta contra o tempo para buscar ouro inédito em 2016


A Malásia nunca conquistou um ouro olímpico. Quem esteve mais perto do feito foi o jogador de badminton Lee Chong Wei, que é um dos maiores ídolos esportivos da história do país e tem uma história digna de um filme de drama.

Wei passou mais de seis anos como líder do ranking mundial de simples no badminton. Chegou a duas finais olímpicas e três finais de Mundial. Perdeu todas.

Aos 32 anos de idade, Lee Chong Wei pode ter nos Jogos Olímpicos de 2016 a última chance de finalmente conquistar a inédita medalha de ouro. Mas ao ser flagrado em um exame antidoping revelado em outubro de 2014, a própria vaga olímpica do atleta está ameaçada.

A substância em questão é a dexametasona, anti-inflamatório comumente utilizado para recuperar lesões em período de intertemporada, mas que é proibida em época de competições. No caso, Wei foi flagrado em exame durante o Mundial de 2014.

Em novembro o atleta ainda recorreu a uma amostra "B", que apontou novamente o uso da susbstância. Assim, Wei foi temporariamente suspenso do esporte pela Federação Internacional.

"O primeiro mês, eu acho, foi o mais difícil, porque eu não conseguia aceitar que caí no exame antidoping", falou Lee Chong Wei ao NewsAsia. "Eu joguei por 15 anos na equipe nacional e nunca havia acontecido isso".

A luta agora é contra o relógio. A decisão sobre o futuro de Wei acontece no dia 11 de abril, em Amsterdã. O atleta pode pegar de três meses a dois anos de suspensão, período que pode significar a classificação ou não para os Jogos do Rio 2016.

A qualificação para as Olimpíadas no badminton abrirá no dia 5 de maio. A partir da data, uma série de competições contará pontos para o raking olímpico, que se encerra no dia 1º de maio de 2016.

Carrasco também mira o Rio
Nas duas finais olímpicas e em duas finais mundiais perdidas por Lee Chong Wei quem estava do outro lado da rede era o chinês Lin Dan. Em um estágio avançado da carreira, Dan fez uma pausa na carreira e sequer jogou o Mundial do ano passado, mas agora volta em definitivo para buscar a vaga nas Olimpíadas.

"Meu objetivo agora é acumular o máximo de pontos possíveis para o ranking de qualificação olímpico", afirmou Lin ao The Malay Mail no início de março. "É sempre uma grande honra defender o meu país".

O atual número um do mundo também é da China. Chen Long, foi bronze em Londres 2012 e é o atual campeão mundial. Aos 26 anos, o atleta tem apresentado ótima forma e deve ser o nome da vez na reta final de ciclo olímpico.


Foto: Getty

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar