Últimas Notícias

Campeão olímpico da vela acha cão morto boiando na Baía de Guanabara

 Os treinos para o Aquece Rio, evento-teste da vela para os Jogos Olímpicos de 2016, que será disputado a partir do próximo domingo, na Marina da Glória, começaram de maneira desagradável para os australianos Mathew Belcher e Will Ryan. Nesta segunda-feira eles se depararam com um cachorro morto boiando nas águas da Baía de Guanabara. Além do impacto visual, Belcher, campeão olímpico em Londres 2012 ao lado de Malcolm Page, passou por outro problema decorrente do lixo.

- Além do cachorro morto havia várias garrafas de plástico, cadeiras... Tivemos que parar de velejar para tirar um saco plástico da parte de baixo do barco. Se as Olimpíadas fossem amanhã, o lixo atrapalharia  – relatou Belcher. 

Ao destacar a paisagem do Rio de Janeiro, o australiano lamentou que o esporte fique em segundo plano em relação à poluição das águas, fato que não é surpresa para os velejadores. Ele pede atenção para o problema.   

- Temos um cenário incrível, o Pão de Açúcar, e acabamos tendo que falar só sobre isso. A poluição não era surpresa. Muitas equipes já sabem o que podem encontrar. É preciso ter atenção para poder melhorar nos próximos anos - disse Belcher, eleito atleta do ano de 2012 pela Federação Internacional de Vela. 

Outro campeão olímpico em Londres, o sueco Max Salminen esteve no Rio antes da Copa do Mundo, quando classificou a qualidade da água de “nojenta”. Nesta terça, de volta à cidade, ele disse ter notado uma parte da superfície da água suja de óleo e gasolina, algo que não o incomodou. Falar só sobre poluição é que começa a se tornar um incômodo:

- Está chegando a um ponto que não aguentamos mais falar sobre isso. Sei que vocês usam a gente para mudar essa situação, mas vocês também têm que falar. Algo tem que ser feito, não só por causa das Olimpíadas, mas para o povo – disse Salminen, ouro na classe Star com Fredrik Loof, e atualmente na Finn. 

Procurado pela reportagem, o Comitê Rio 2016, responsável pela competição, não se pronunciou até o momento.

O Aquece Rio é o primeiro evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016. A competição acontece entre 2 e 9 de agosto na Marina da Glória e é considerada a maior já realizada no país. Vai reunir 320 atletas de 34 países, sendo 23 medalhistas olímpicos. Serão disputadas entre 100 e 120 regatas das dez classes olímpicas.

Fonte: globoesporte.globo.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar