Últimas Notícias

Brasil comemora a boa participação no Mundial de Tiro Esportivo Paralímpico.


O Mundial de Tiro Esportivo Paralímpico, que foi realizado em Suhl (GER), chegou ao fim no último sábado com uma boa participação do Brasil.

Com uma delegação recorde (11 atletas), o Brasil alcançou um quarto lugar inédito na prova de Falling Target Rifle (FTR) e a conquista de uma vaga direta para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016.

O quarto lugar no FTR foi do paulista Alexandre Galgani. O resultado inédito é o melhor do Brasil até hoje em Mundiais. Já a vaga para os Jogos do Rio-2016 veio com a carioca radicada em Curitiba Debora Campos. Ela terminou na segunda colocação entre as mulheres na prova P3, Pistola Sport – 25m Misto, na terça-feira, 22, e assegurou um lugar no Rio-2016. A disciplina oferecia apenas duas vagas para o gênero no Mundial.

“Foi um feito inédito para o Brasil. Essa foi a primeira vez que levamos mulheres para o Mundial de Tiro Esportivo, e a Debora Campos já conseguiu essa grande conquista para o país”, comemorou Felipe Dias, um dos coordenadores da modalidade.

Por ser anfitrião dos próximos Jogos Paralímpicos, o Brasil ganhou três vagas convites (duas masculinas e uma feminina) do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). Como Debora assegurou um posto direto para as mulheres, o Brasil tem, agora, apenas duas vagas convites, ambas para os homens. “Nosso objetivo é classificar todos os atletas diretamente, sem depender dos convites”, explica Felipe.

De acordo com as regras do IPC, as vagas diretas conquistadas nos Jogos para o tiro esportivo são para o país, e não para o própria atleta. O CPB definirá os atiradores que irão ocupá-las de acordo com critérios técnicos.

Outro fator positivo apontado por Felipe durante o Mundial foram as marcas atingidas pelos atletas brasileiros. Ao todo, a delegação somou seis índices mínimos qualificatórios (MQS, na sigla em inglês) para os Jogos do Rio-2016.

Helcio Perilo fez dois MQS: na R1, Carabina de Ar 10m – Posição em pé Masculino (603.9 pontos), e na R3, Carabina de Ar 10m – Posição deitado Misto (625.7). Geremias Pereira também conseguiu o feito na R3 (624.2). Debora Campos atingiu a pontuação na P3, Pistola Sport – 25m Misto (544), e na P2, Pistola de Ar – 10m Feminino (360). Já na P1, Pistola de Ar – 10m masculino, Ricardo Costa alcançou o seu objetivo com 556 pontos.

No tiro esportivo paralímpico, o atleta precisa obter a vaga em apenas uma prova. Depois disso, fica habilitado a competir em todas as disciplinas para as quais tiver o MQS. Os índices mínimos também são importantes para ocupar as vagas convites. Para pleitear esses lugares, os atletas precisam dos MQS das respectivas provas a serem disputadas.

No Mundial, o Brasil também mostrou evolução dentro do continente americano. Durante os oito dias de competição na Alemanha, os brasileiros bateram cinco recordes das Américas e, somam ao todo, agora, dez: cinco atingidos no Mundial e cinco já existentes.

O Mundial de Tiro Esportivo Paralímpico teve a participação de 270 atletas, de 55 países. O evento distribuiu 63 vagas para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Os que não obtiveram índice e vagas para os Jogos, ainda terão chances nas etapas da Copa do Mundo da próxima temporada.


Foto: CPB


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar