Últimas Notícias

Surto História: Isner x Mahut e o jogo sem fim em Wimbledon


Amanhã começa o torneio de tênis de Wimbledon e hoje, o Surto História vai falar sobre o jogo mais longo da história do Tênis mundial que levou três dias e 11 horas para ser concluído: a batalha entre John Isner (USA) e Nicolas Mahut (FRA).

O jogo da quadra 18, que começou no dia 22 de junho, era válido pela primeira rodada do torneio de 2010. Isner, então cabeça de chave numero 23, enfrentaria Mahut, que teve que passar pelo qualifying de Wimbledon para chegar a chave principal.

Como em todo torneio de Grand Slam, os jogos na chave masculina são disputados em melhor de cinco sets,e não existe tiebreak no 5º set. Quem abrir dois games de diferença, leva o set e o jogo.

Os quatro primeiros sets não tiveram nada de excepcional. O norte-americano havia vencido o primeiro e o quarto set, enquanto o francês levou o 2º e o 3º set. Como os quatro sets já haviam durado 2h54min, o jogo teve de ser interrompido pela falta de luz natural e iria recomeçar no dia seguinte.


No dia 23 começaria a epopeia que levaria o simples jogo da 1ª rodada a entrar para a história. Ninguem conseguiu quebrar o saque do outro e o jogo foi desenrolando de tal forma que o placar travou em 47-47 e simplesmente pifou. Segundo funcionários da IBM, empresa responsável pela cronometragem de Wimbledon, o placar estava programado apenas para chegar até esse placar. No dia seguinte o problema foi consertado.

O placar online também não escapou ao tilt. Quando chegou a 50-50, scoreboard resetou para 0-0 e outro programador da IBM teve que resolver esse problemas. Mas se o jogo chegasse a 75-75, ele daria problema de novo.

No fim do dia, os tenistas estavam empatados em 59-59, após 9h59min de jogo e teve de ser suspenso novamente pela falta de luz natural, apesar dos gritos da torcida de "queremos mais, queremos mais".


Eis que chega o último dia de jogo, 24 de Junho, todos queriam ir para a quadra 18, que estava superlotada com a comoção causada pelo jogo histórico.

A batalha prosseguiu e quando o placar estava em 69-68 para Isner e 30-40 no 138º game do 5º set, o norte-americano deu uma passada no francês e finalmente, no seu 5º match point, venceu o jogo por 3-2 após 11 horas e 5 minutos de uma longa e exaustiva partida.

Eis os últimos momentos da partida épica e histórica no All England Club:


Inúmeros recordes foram quebrados no jogo entre Isner e Mahut:

- Jogo mais longo (11 horas e 5 minutos)
- Set mais longo (5º set com 8 horas e 11 minutos)
- Maior numero de games em um único set (138 games)
- Maior numero de games em um jogo (183 games)
- Maior numero de aces de um só jogador (Isner, com 113 aces)
- Maior numero de aces em um jogo (Isner + Mahut = 216 aces)
- Maior numero de serviços mantidos por jogadores (168, 84 serviços para cada um)
- Maior numero de games vencidos por um vencedor do jogo (Isner com 92) e por um perdedor (Mahut 91)
- Maior numero de pontos vencidos em um jogo (Mahut com 502 pontos)

Isner, esgotado com o jogo, cairia eliminado na 2ª rodada de Wimbledon, perdendo para Thiemo de Bakker (RSA) por 3-0 (60, 63 e 62). Mas o jogo contra Mahut entrou para a história do tênis e do esporte mundial e provavelmente, não será superado tão cedo.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar