Últimas Notícias

Surto de olho no craque: Edin Džeko - Vai ser a surpresa no mundial junto com a Bósnia?

A Bósnia e Herzegovina vem pela primeira vez para a Copa do Mundo após ter batido na trave e ser eliminada na repescagem em 2010. A seleção já fez história a ser a única estreante desse mundial, chega com alguns nomes conhecidos do futebol europeu e um deles é Edin Džeko.

Džeko é centroavante e é considerado no seu país como ''o diamante bósnio'' pelo seu talento. Não é um jogador brilhante, longe disso. Mas é um jogador que marca muitos gols de cabeça, além de ser muito frio em lances decisivos, e isso pode ajudar a Bósnia na Copa do Mundo.

 Džeko chega para a Copa com moral por diversos motivos, pois seu clube, o Manchester City acaba de ganhar a Premier League com Džeko marcando um dos gols do título, sendo um jogador importante na reta final de campeonato. Pela seleção, Džeko foi um dos jogadores importantes na classificação da Bósnia no mundial, sendo um dos artilheiros das eliminatórias com dez gols.

Džeko começou sua carreira no Željezničar da Bósnia em 2003/2004, onde começou a carreira jogando como meia, mas não obteve sucesso na posição. Como ele foi considerado muito alto e com poucos recursos e naturalmente, um jogador destro, Džeko foi deslocado para jogar como centroavante. Na época o treinador dele, Jiří Plíšek viu seu potencial e quando Plíšek voltou para a República Checa, ele aconselhou FK Teplice para comprá-lo. E então, o Željezničar aceitou uma oferta de apenas 25 mil euros por Džeko, o que levou um dos diretores do clube bósnio a dizer: "[nós] pensamos que ganhou na loteria". Mais tarde, em 2005, ele voltou para Teplice, jogando lá até 2007. Com 13 gols em 30 jogos, ele foi o segundo melhor marcador da Liga Gambrinus na temporada 2006/2007  Devido a suas performances, Felix Magath o técnico do clube alemão, Wolfsburg, o contratou por 4 milhões de euros.


Depois de se transferir para o Wolfsburg, Džeko teve um sucesso imediato, marcando 5 gols e fazendo 3 assistências em 11 jogos. Durante sua primeira temporada na Alemanha, o Wolfsburg terminou em quinto lugar. E Džeko terminou a temporada 2007/2008 com 8 gols e 7 assistências em 17 jogos iniciados.


Depois que o Wolfsburg contratou o companheiro na seleção bósnia, o atacante Zvjezdan Misimović, o desempenho do Džeko foi explosivo na segunda temporada. Em maio de 2009, Džeko marcou hat-tricks contra TSG Hoffenheim e Hannover 96, apenas duas semanas mais tarde, contribuindo para um término muito forte para a temporada 2008/2009 . Ele terminou com um total de 26 gols e 10 assistências em 32 jogos da Liga. Džeko fez dupla de ataque com o brasileiro Grafite, com quem formou a dupla de ataque mais bem sucedida na história da Bundesliga. Wolfsburg terminou a temporada como campeão da Bundesliga pela primeira vez na história do clube, terminando dois pontos de vantagem sobre o Bayern de Munique.

Na Copa da Alemanha, ele marcou seis gols em dois jogos, e na Taça UEFA (atual Europa League), quatro gols e duas assistências em oito partidas. Devido a estas performances, Džeko ganhou o prêmio da Bundesliga de Futebolista do Ano dos Jogadores. Apesar de atrair o interesse do Milan, Džeko decidiu ficar, renovando seu contrato até junho de 2013.

A temporada de 2009/2010 foi importante para Džeko, pois, ele foi um dos 30 jogadores nomeados para o Ballon d'Or  de 2009 e tornou-se o artilheiro da Bundesliga na temporada temporada 2009/2010, com 22 gols marcados.

Em agosto de 2010, Džeko se tornou o maior artilheiro do clube na história da liga com 59 gols em 96 jogos, superando Diego Klimowicz , que marcou 57 gols em 149 jogos. Na fase pausa de inverno da Bundesliga, marcou 10 gols em 17 jogos.

 Em 2011, Džeko foi contratado pelo Manchester City pelo valor de 27 milhões e meio de libras (pouco mais de 31 milhões de euros), sendo a contratação mais cara da história da Bundesliga e de um jogador bósnio, em um contrato de 4 anos e meio. Foi importantíssimo ao City na temporada 2011/2012, na conquista do título da Premier League marcando o gol de empate contra o Queens Park Rangers aos 47 minutos do segundo tempo, na última rodada do campeonato. Esse gol, que seria sucedido por outro (de Sergio Agüero) esse, dando o tão cobiçado título ao City e, quebrando um jejum de 44 anos. Em 25 de abril de 2011, marcou seu primeiro gol na Premier League, o gol foi na partida contra o Blackburn Rovers no estádio Ewood Park.

No dia da abertura da temporada da Premier League Džeko foi escolhido para começar como títular pelo novo técnico do clube, Manuel Pellegrini contra o Newcastle United , no Etihad Stadium. Ele marcou seu primeiro gol em uma derrota inesperada por 3x2 contra o Cardiff City. Džeko marcou o seu 50º gol na Inglaterra, com um único gol contra o Crystal Palace na vitória por 1x0 em dezembro de 2013.

 Em 25 de março de 2014, Džeko marcou duas vezes na vitória por 3x0 na vitória contra o rival Manchester United. Seu primeiro gol veio depois de apenas 43 segundos, se tornando o gol mais rápido já marcado no Old Trafford na história da Premier League.

Ele fez dois gols na partida contra o Everton em 3 de Maio, ajudando o City em uma vitória por 3x2, levando o clube ao topo da tabela, com dois jogos restantes. Seu segundo gol do jogo o de 150 gols na carreira. No penúltimo jogo da temporada contra o Aston Villa , Džeko marcou dois gols no segundo tempo, jogo em que o City venceu por 4x0, garantindo que o clube seria coroado campeões caso empatasse contra o West Ham em casa no final de semana, porém o City venceu por 2x0 o West Ham e foi campeão inglês pela 4ª vez.

 Pela seleção da Bósnia, Džeko estreou no dia 2 de junho de 2007 em um jogo memorável contra a Turquia, valido pelas Eliminatórias da Euro 2008, onde o jogador fez um belo gol de voleio na entrada da área, a partida terminou com vitória bósnia por 3x2. Ele marcou 9 gols nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 e terminou como o segundo melhor marcador na fase de classificação, empatado com o inglês Wayne Rooney, ambos atrás do atacante grego Theofanis Gekas com 10 gols. Em 8 de setembro de 2012, em uma vitória de 8x1 sobre Liechtenstein , Džeko marcou seu primeiro hat-trick para a seleção e, ao mesmo tempo, tornou-se o principal artilheiro da história da seleção da Bósnia, com 24 gols. O recorde foi anteriormente detida pela Elvir Bolić que marcou 22 gols. Hoje, Džeko continua como maior artilheiro da seleção bósnia com 33 gols.

Para a Copa do Mundo, Džeko foi um dos artilheiros das eliminatórias com 10 gols e com isso, ajudou a Bósnia a chegar pela primeira vez a uma Copa do Mundo. Além disso, ele pode ajudar a seleção a surpreender nesse mundial. Džeko vai apresentar o futebol que o consagrou nos clubes e na seleção para ele e a Bósnia serem a Surpresa da Copa do Mundo? Saberemos no dia 15 de junho, contra a Argentina, no Estádio do Maracanã.


 Os números de Edin Džeko pelos clubes:

Željezničar:

Jogos - 41
Gols  -  5

FK Teplice:

Jogos - 45
Gols  - 16

Usti Nad Leben:

Jogos - 15
Gols  -  6

Wolfsburg:

Jogos - 142
Gols  -  85
Títulos: Bundesliga (2008/2009)

Manchester City:

Jogos - 150
Gols  -  81
Títulos: Premier League (2011/2012, 2013/2014), Copa da Inglaterra (2010/2011), Supercopa da Inglaterra (2012), Copa da Liga Inglesa (2013/2014)

Os números de Edin Džeko pela seleção bósnia:

Jogos - 60
Gols  - 33

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar