Últimas Notícias

Segundo membro do governo do Rio, Baía da Guanabara não vai estar limpa a tempo de 2016

Em uma carta obtida ontem pela agência Associated Press, a Baía de Guanabara não estará limpa a tempo para os Jogos Olímpicos de 2016.

A carta, que foi enviada no último dia 7 pelo secretário do Meio Ambiente do Estado do Rio, Carlos Francisco Portinho, pediu mais dinheiro para limpar e reconhece, que com o atual investimento, vai levar mais de uma década para reduzir significantemente os níveis de poluição no local, que receberá as provas de iatismo dos Jogos Olímpicos.

Na carta, Portinho solicita mais 70 milhões de dólares para construir Unidades de Tratamento para Rios, que são construídos no desague dos rios que chegam a Baía, e que filtram a maioria da sujeira e do esgoto que descem  em direção a Baía.

Entretanto, ele reconhece que, mesmo se a verba for liberada, apenas 50% da Baía ficará limpa, o que é bem abaixo dos 80% prometidos em 2009. Portinho acrescentou que a urgência é relevante para o sucesso dos Jogos e que os fundos devem ser liberados para o começo das obras na segunda metade de 2014.

Em 2009, a candidatura brasileira para sediar os Jogos Olímpicos prometeu limpar as águas da Baía, levando a um "novo nível de qualidade da água para as gerações futuras." Entretanto, a poluição continua muito acima do níveis tolerados, tanto no Brasil, quanto na Europa e nos EUA.


Foto: O Globo
Fonte: AP

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar