Últimas Notícias

Surto História - Spiridon Louis, o salvador da pátria grega

Foto: Autor Desconhecido
O franzino Spiridon Louis não esperava ser transformado em herói da Grécia. Mas a maratona da Olimpíada de Atenas reservara glória ao carteiro e pastor das colinas de Marousi, região grega mais pobre.

Louis tinha 24 anos e chamou a atenção quando vestiu trajes sociais para correr. Ele não tinha roupas de atleta para usar. Na noite que antecedeu a prova, Spiridon Louis, um homem devoto, passou a maior parte da noite em suas orações. Louis não era favorito.

Três horas depois da largada da cidade de Maratona, 60.000 espectadores aguardavam, no estádio Panatenaico, a entrada do vencedor da corrida. Durante a prova, os médicos seguindo os corredores, iniciaram uma longa tarde de tratamentos. Louis, passo-a-passo, ultrapassava os atletas mais bem cotados. Finalmente, um filho do solo iria vencer uma prova de atletismo. Louis triunfava sobre os adversários. Na medida em que se aproximava da chegada, o murmúrio da multidão ia se transformando em um clamor.

Toda a Grécia se rejubilou. Louis deu a volta olímpica e caminhou em direção a seu Rei. Spiridon Louis, vergado ao peso dos presentes, havia salvo a reputação da Grécia.

Fragmento do antigo portal Conexão Olímpica

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar