Últimas Notícias

Surto História - Don Schollander, o inventor da "braçada-moinho"

Capa da revista LIFE, 30/10/1964
Nascido em 30 de Abril de 1946 em Charlotte, nos Estados Unidos, Don Schollander estreou na natação em 1961, no Santa Clara Club — um ano depois já era o melhor do seu país. Ele tinha o esporte no sangue. A mãe de Don Schollander, Martha, fora campeã de natação — e participara em vários filmes de Tarzan como uma das Janes que Johnny Weissmuller (lenda olímpica da natação) foi encontrando pelo caminho — como dublê de natação.

Chegou aos Jogos Olímpicos de Tóquio-1964 com 18 anos — e foi um espanto. O primeiro nadador a faturar quatro medalhas de ouro: 100 metros (53s4 segundos), 400 metros (4m12s3 minutos) e nos revezamentos 4x100 e 4x200 metros livres.

Apesar de ser especialista de distâncias maiores, George Haines, o treinador, desafiou-o a tentar a vitória em distâncias menores, quase em jeito de aposta: ensinou-lhe que a braçada-moinho, forte e perfeita, bastava para derrotar qualquer adversário — foi o que fez, de trás para a frente. E só não chegou à quinta medalha porque os 200 metros livres não figuravam no programa (já havia batido o recorde mundial por nove vezes, em 1963). Além disso, tornou-se o primeiro homem a nadar a distância em menos de dois minutos, com 1m58s9.

Ainda teve a hipótese de lançá-lo no time do revezamento 4x200 metros estilos, em substituição do colega de equipe Steve Clark, para chegar ao penta olímpico — mas recusou, disse que não seria capaz de roubar o sonho a um amigo e até já tinha medalhas que bastavam para o deixar na história. 

No regresso de Tóquio foi atacado por uma mononucleose, e somente em 1966 pôde regressar à competição — a tempo ainda de bater mais recordes mundiais. Nos Jogos do México a estrela estava já em processo de empalidecimento, não conseguindo lugar na equipe americana nos 100 e nos 400 metros — e ganhou a quinta medalha de ouro da carreira, no revezamento 4x200 metros e a medalha de prata nos 200 metros livres, atrás do australiano Michael Wenden. Nos 400 e 1500 metros, o atleta ficou atrás do compatriota Michael Burton. 

Para Don Schollander, os Jogos do México significou adeus. Definitivo. Dedicou-se então aos estudos, licenciou-se em economia política pela Universidade de Yale, dois anos depois, aos 24 anos, tornou-se o mais jovem membro do Comitê Olímpico dos Estados Unidos. Para trás ficavam 22 recordes mundiais e todos os títulos dos 100 aos 1500 metros livres. E ainda a honra de ter sido o único nadador a ser eleito Atleta do Ano no mundo inteiro por sua fantástica participação em Tóquio. 

Esta matéria é uma adaptação de reportagem da série "O Século XX do Desporto", do jornal português A Bola.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar