Últimas Notícias

Jornal de Chicago reproduz protestos no Rio e pergunta: "Perdemos para isso?"








Na eleição para a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, em 2011, Chicago caiu na primeira rodada da votação final, que escolheria o Rio de Janeiro. A cidade americana, porém, ainda parece guardar mágoas com a decisão. O jornal “Chicago Sun-Times” estampou em sua capa da última quarta-feira uma imagem da onda de manifestos que ocorrem na capital carioca, com a pergunta: “Perdemos para isso?”.

A pergunta é feita pelo colunista Neil Steinberg, que escreveu uma espécie de carta para o Comitê Olímpico Internacional. Com o título interno de “Hora de um arrependimento olímpico”, o texto questiona a entidade se existe o arrependimento por ter escolhido o Rio como sede dos Jogos de 2016.

"Os protestos que estão agitando o Brasil podem diminuir e tudo pode estar bem em 2016. Nós desejamos nossas sinceras esperanças e orações de que isso aconteça. No entanto, uma questão tem aparecido na nossa cabeça, dizendo “oh oh oh!” e pedindo para ser perguntada. Então eu vou fazê-la. Pronto? Aqui está nossa questão: “Já está arrependida”. Porque você poderia ter Chicago. Não é uma cidade sem problemas. Tem vários problemas. (…) Mas teríamos feito isso sem bombas. Sem que os militares atirassem gás ou balas de borracha" – disse o colunista.

Steinberg também afirma que a população de Chicago não se revoltaria contra as Olimpíadas, como acontece no Rio.

"Eu aposto que nossa população não se revoltaria contra as Olimpíadas, como estão fazendo no Brasil, assim como acontece contra a Copa do Mundo de 2014."

O tom irônico de Steinberg segue até o fim do texto. O colunista termina sua coluna voltando a atacar a cidade carioca.

"Sem ressentimentos, COI. Talvez em uma próxima vez, contando que nós aceitemos passar por todo o aborrecimento para tentar vencer suas Olimpíadas bobas. Mas eu não espero isso. A maioria dos cidadãos de Chicago está satisfeito. Nós saímos da luz e agora podemos sentar e assistir ao Brasil tentando dar conta da tarefa, o que deverá ser mais divertido do que teria sido sediar o evento. Você não pode dizer que não teve sua chance. E a desperdiçou. Você poderia ter tido o ouro, mas se contentou com o bronze."

Fonte: Globoesporte.com
Foto: Reprodução/Chicago Sun Times 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar