Últimas Notícias

COI convoca uma reunião para discutir o papel da WADA


O Comitê Olímpico Internacional (COI) convocou uma reunião com a WADA (Agência Mundial Anti-Doping) para discutir a  deteriorada relação entre as duas entidades.

Federação esportivas, Comitês Olímpicos e atletas comparecerão a reunião, que será em abril ou maio. A decisão foi tomada no começo da semana passada.

O pedido da reunião foi feito após um pedido formal da Associação das Federações de Esportes que fazm parte do programa Olímpico (ASOIF).

O presidente da ASOIF, Ricci Bitti, disse, em uma carta para Rogge, que: "As relações com a WADA se deterioraram significantemente e a falta de ajuda e suporte da entidade em uma realidade de constantes criticas feita pela mídia e a consequente quebra da confiança que deve ser recuperada como prioridade." 

A atitude do COI vem em um momento de crescente tensão entre o Comitê a WADA, uma organização fundada em 1999 para liderar a luta contra o doping. 50% do orçamento da WADA é originário do COI e de seus parceiros olímpicos.

O problema ficou ainda pior após as criticas da WADA em relação a UCI (União Ciclistica Internacional) no caso Lance Armstrong e a falta de exames no futebol e no tênis.

O diretor da ASOIF, Andrew Ryan disse a AP que a situação virou uma guerra de palavras e está atualmente no seu nível mais baixo, e que se piorar, a cooperação entre a WADA, o COI e os esportes pode diminuir ainda mais.


Fonte: BBC e AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar