Últimas Notícias

Começa amanhã o Tour de France






Alguns (ótimos) motivos para você acompanhar o Tour de France 2012

Antes de inventar a escrita, o homem inventou a roda. E sobre duas rodas, aprendeu a vencer e apreciar as belezas do mundo. É com essa frase bonita que começo esse texto para falar de um dos eventos esportivos mais espetaculares do planeta, o Tour de France. A volta ciclística mais tradicional do mundo chega à sua nonagésima nona edição, e para muitos que nunca ouviram falar no assunto, saiba que não sabe o que está perdendo.

Nesse post, vamos contar alguns motivos que devem te convencer a sentar na frente da TV para que nas próximas três semanas, você acompanhe a clássica prova ciclística, que serve como "aperitivo de luxo" para as provas de ciclismo de estrada e do contra relógio individual dos Jogos Olímpicos de Londres. Para ilustrar a magnitude desse evento, vou dividir esse texto em três segmentos: passado, presente e futuro.

O Passado

O Tour de France, ou "Le Tour", para os franceses, foi criado em 1903, por Henri Desgrande, fundador do jornal L'Auto (que hoje é o popular jornal esportivo L'Equipe). A prova faz parte do "Grand Slam" das voltas ciclísticas, ao lado do Giro D'Italia e da Vuelta de España. Mas, das três, é a mais tradicional e prestigiosa, por toda a história e tradição que a volta oferece.

Pra começar, o símbolo máximo da prova, a camiseta amarela que simboliza o líder da classificação geral, é em alusão às páginas amarelas do L'Auto. Antigamente, o Tour era uma prova de vida ou morte, onde os ciclistas dormiam na beira da estrada e não poderiam receber nenhum tipo de ajuda. Isso, sem falar que, apesar da prova ser chamada "Tour de France", é comum em algumas etapas a prova visitar países vizinhos, como Itália, Suíça, Bélgica, e em alguns casos inusitados, até na Holanda e Inglaterra o Tour foi iniciado. Mas tudo isso foi em nome da promoção do ciclismo nas cidades envolvidas.

Vencer o Tour de France é como ganhar uma Copa do Mundo, ser campeão do Super Bowl, das 500 Milhas de Indianápolis, ou ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Você entra para a história como um dos maiores da história. Diversos ciclistas renunciaram a outras provas ciclísticas para vencer o Tour de France. Só para citar alguns nomes: Luison Bobet (França), Jacques Anquetil (França), Eddy Merckx (Bélgica), Bernard Hinault (França), Greg LeMond (Estados Unidos) e Miguel Indurain (Espanha) são alguns dos maiores vencedores do Tour ao longo dos seus 99 anos.

Alguns. Pois o maior deles é, sem dúvida, Lance Armstrong.

O ciclista texano foi muito além de qualquer ciclista que participou do Tour em toda a sua história. Não só venceu a prova com propriedade, mas venceu por sete (eu disse SETE) vezes consecutivas, entre 1999 e 2005. Nessa "dinastia", a prova ficou conhecida como "o Tour du Lance". Detalhe: Lance venceu as suas sete edições depois de derrotar um câncer seríssimo, que iniciou nos testículos e se alojou no seu cérebro. Lance tinha apenas 20% de chances de sobreviver ao câncer, e conseguiu. Da vitória na vida para a vitória no Tour. Ah, além disso, depois de quatro anos aposentado, disputou o Tour de 2009, e ainda ficou em terceiro lugar.

O Presente

A edição 2012 do Tour de France será disputada entre os dias 30 de junho e 22 de julho de 2012. Serão aproximadamente 3.497 quilômetros de distância total, e como vem sendo tradicional nos últimos anos, vai começar com o prólogo, que é uma etapa curta em contra relógio individual (o menor tempo para a mesma distância), para estabelecer quem inicia o Tour com a camiseta amarela de líder.

O prólogo acontece em Liège, na Bélgica, e a última etapa tradicionalmente termina em Paris, com as tradicionais voltas na avenida Champs-Elysées. Nesse meio tempo, além de disputas em etapas planas e de montanhas de cinco categorias diferentes, teremos cenários incríveis de grandes cidades francesas e de pequenos vilarejos que simplesmente param tudo o que estão fazendo para ver os ciclistas passarem. Visualmente falando, o Tour de France é o mais belo das três grandes voltas ciclísticas. São quadros pintados por Deus, recortadas por estradas percorridas pelos melhores ciclistas do planeta.

Hoje, o Tour de France é o terceiro evento esportivo de múltiplos dias mais visto do planeta, só perdendo para a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos. Toda a mais moderna tecnologia aplicada nas bicicletas são apresentadas durante a prova, e nesse ano, a ESPN, que transmite a prova no Brasil, vai transmitir o evento pela primeira vez em alta definição. Ou seja... imperdível!



O Futuro

O Tour de France 2012 está um pouco desfalcado, mas não menos interessante. Mesmo com as ausências do espanhol Alberto Contador (suspenso por ser pego no dopping durante o Tour de 2010) e do luxemburguês Andy Schleck (contusão no quadril), a prova tem um leque grande de favoritos. O atual campeão da prova, o australiano Cadel Evans encabeça a lista, mas com a ausência de Schleck e Contador, outros atletas vencedores das edições passadas do Giro D'Italia e da Vuelta de España aparecem como candidatos à vitória.

Exemplos: Denis Menchov (Giro D'Italia 2009 e Vuelta de España de 2007), Alexander Vinokourov (Vuelta de 2006), Alejandro Valverde (Vuelta de 2009), Vincenzo Nibali (Vuelta de 2010), Juan José Cobo (Vuelta de 2011), Ivan Basso (Giro de 206 e 2010) e Ryder Hesjedal (Giro de 2012) são fortes candidatos ao título. Outro nome que não deve ser descartado é do britânico Bradley Wiggins, que apesar de não vencer nenhuma grande volta, venceu provas menores importantes, como a Paris-Nice, o Tour de Romandie e o Critérium de Dauphiné.

Além disso, o Tour de France é o último grande evento ciclístico antes dos Jogos Olímpicos de Londres. Para muitos ciclistas que não figuram entre os favoritos do Tour, é uma forma de se preparar (e bem) para ganhar uma medalha em Londres.

Resumo da ópera:
- 1 prólogo e 20 etapas
- o vencedor é aquele que fizer as 20 etapas em menor tempo
- camiseta amarela: líder geral (por tempo)
- camiseta verde: líder geral (por pontos)
- camiseta branca: líder geral (entre os ciclistas até 25 anos)
- camiseta branca com bolinhas: rei das montanhas (maior pontuador em metas de montanha)
- período do Tour de France: de 30 de junho a 22 de julho
- onde assistir: ESPN (no Brasil) ou na Internet

Para saber mais sobre o Tour de France, visite o site oficial da prova.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar