Atleta utiliza influência digital para atrair jovens para o tênis de mesa


Gustavo Yokota venceu cinco adversários e perdeu apenas nas semifinais do Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa Interclubes 2019, numa das principais categorias, o Absoluto A – Individual Olímpico, no domingo (15), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Mas o atleta não faz sucesso apenas nas quadras de tênis de mesa, como também nas redes sociais e se tornou um dos grandes influenciadores digitais da modalidade.

Gustavo Yokota e Gustavo Minami possuem juntos um canal com 98,8 mil inscritos no Youtube. O canal se chama ‘Top Spin Brasil’ e veicula vídeo-aulas, vídeos de humor, desafios e entrevistas. Yokota também tem influência digital no Instagram, onde têm 10,6 mil seguidores em sua conta pessoal. E, segundo ele, o canal começou com o objetivo de divulgar o tênis de mesa e não imaginava que algum dia alcançaria tamanha dimensão de quase 100 mil inscritos.

“O que dá mais certo são os vídeos de humor e brincadeira para descontrair. E eles são os vídeos que fazem mais sucesso. Principalmente com os mais novos. Os vídeos atraem muitas crianças para o tênis de mesa. Então acredito que está dando certo. Temos conseguido atingir nossos objetivos iniciais de justamente divulgar o esporte e mostrar o tênis de mesa para muitas pessoas”, comenta o estudante de educação física e mesa-tenista, Gustavo Yokota, de 21 anos.

O jovem atleta fez seis jogos no Absoluto A do 53° Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa Interclubes 2019. Venceu Wesley Rosa (MG) por três a zero, ganhou de Lauro Sebold (SC) por três a zero, venceu Gustavo de Souza (SP) por três a um, ganhou de Isaac Zauli (SP) por três a um e superou um dos maiores ídolos do mesa-tenismo brasileiro, Gustavo Tsuboi (SP) por três a dois, mas foi derrotado por Vitor Ishiy, nas semifinais, por 3 a 0. Ishiy foi o campeão.

“Eu acabo sendo reconhecido pelas pessoas por ter esse canal, principalmente pelos mais jovens, e isso é muito legal. É muito bacana ter esse reconhecimento, mas as vezes dá um pouco de pressão. Saber que está todo mundo assistindo seu jogo, torcendo e vendo. Então tem os dois lados, é bom tê-los ali torcendo, mas as vezes acaba me pressionando um pouco. Mas eu fico muito feliz pelo reconhecimento”, conta o mesa-tenista, Yokota, vice-campeão por clubes.

De acordo com Gustavo Yokota, os planos para o futuro são: como atleta, manter-se próximo dos melhores mesa-tenistas do ranking brasileiro e sempre beliscando os mais fortes dentre eles; como digital influencer, continuar com o canal e buscar atingir cada vez mais pessoas em prol do tênis de mesa.

Foto: Daniel Zappe

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes