Mundial de Pentatlo Moderno - Final feminina: Belarus leva ouro em individual e equipe


Pela segunda vez consecutiva, a bandeira de Belarus foi levantada ao lugar mais alto do pódio após o Mundial de Pentatlo Moderno feminino. Volha Silkina sagrou-se a nova campeã mundial, deixando a detentora do título e compatriota Anastasiya Prokopenko em 4º lugar. Numa disputa acirrada pela medalha de prata, deu Elena Micheli (ITA). Kate French (GBR) terminou em terceiro lugar. Silkhina e Micheli garantiram vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Como French já tinha conquistado a vaga para o país no Campeonato Europeu, sua vaga foi redistribuída para aquelas dadas pelo ranking.

Na disputa por equipes, Silkina e Prokopenko foram fundamentais para dar o ouro para Belarus, ao lado de Iryna Prasiantsova. A medalha de prata por equipes foi para o Reino Unido (time composto por French, Joanna Muir e Francesca Summers) e o bronze ficou com a Alemanha (Annika Schleu - 5ª colocada no torneio individual –, Rebecca Langrehr and Janine Kohlmann).

Silkina, que venceu a prova da esgrima e consolidou a vitória durante o dia, disse que "eu ainda não consigo acreditar. Sinto muitas emoções agora. Vamos ver o que acontece no ano que vem, porque temos duas pentatletas muito fortes e já temos duas vagas para Tóquio-2020". "Fiquei em 6º lugar nos Jogos Europeus, mas eu não fui muito bem. Eu sabia que o Mundial era minha última chance para assegurar um lugar para Belarus e para que pudéssemos olhar para Tóquio de uma maneira fácil", completou a campeã.

Micheli, de apenas 20 anos, e Campeã Mundial Juvenil em 2017 disse que não acreditava ainda. "Quando eu deixei a Itália, disse para mim mesmo "esse não é o seu Mundial, você é jovem e virão muitos mais. Apenas decidi concentrar em coisas simples, e não pensar nada grande. Sem pressão", disse a medalhista de prata.


French também se declarou muito feliz. A atual vice-campeã europeia disse que "foi muito difícil voltar então eu fiquei feliz que eu consegui apresentar uma outra grande performance. Eu vou sentar com os treinadores e fazer planos para Tóquio, mas ainda não é garantido que eu estarei lá porque temos um time forte", disse a modesta medalhista de bronze.

Laura Asadauskaite (LIT), atual Campeã Europeia e da Final da Copa do Mundo de Pentatlo, e campeã olímpica em Londres-2012 sofreu uma lesão durante a competição de esgrima e não seguiu adiante, mesmo destino da medalhista de prata dos Jogos Olímpicos do Rio, Oktawia Nowacka (POL).

No sábado acontece a Final Masculina. A rodada de ranqueamento já aconteceu na sexta-feira e Lee Jihun (OR) saiu na frente, com 26 vitórias e 9 derrotas, três triunfos a frente do compatriota Jung Jinhwa. Valentin Belaud (FRA) e Ilya Palazkov (BLR) terminaram o dia com 22 vitórias e 13 derrotas.


Fotos: Union Internationale de Pentathlon Moderne / Nuno Gonçalves

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes