Últimas Notícias

Medalhistas pan-americanos são recebidos pelo Presidente da República em Brasília



Após a campanha histórica nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, cerca de 60 atletas foram recebidos pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, na última sexta-feira(16). Uma cerimônia em homenagem aos integrantes do Time Brasil foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

"O momento de uma medalha é inesquecível, é para sempre. O povo brasileiro está orgulhoso desses momentos que vocês nos proporcionaram em Lima", agradeceu o presidente.

O COB foi representado na cerimônia por seu Diretor Geral, Rogério Sampaio, e por sua Diretora de Marketing e Comunicação, Manoela Penna, que presentearam o presidente da república com os uniformes utilizados pela delegação brasileira em Lima.

"Batemos os recordes de medalhas (171) e ouros (55), alcançando o segundo lugar no quadro de medalhas após 56 anos. Foi o melhor resultado do Brasil em uma edição realizada fora do país, com 41 modalidades conquistando medalhas. Essa evolução só foi possível graças à transformação na governança do COB. Além disso, três pilares da gestão do Presidente Paulo Wanderley possibilitaram um maior investimento nos atletas: transparência, austeridade e meritocracia", discursou Rogério.

Ao todo, 18 modalidades apresentaram evolução nos resultados em relação a Toronto 2015, sendo que 12 fizeram as melhores campanhas em todas as edições dos Jogos. Uma delas foi a canoagem slalom, liderada por Ana Sátila.

"Em nome de todos os atletas, gostaria de agradecer à torcida brasileira. O Pan de Lima 2019 já começou fazendo história: foi a maior participação feminina na delegação brasileira. Queria agradecer também ao COB, por toda a ajuda e suporte, e ao Governo Federal, através dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Pódio", disse a duas vezes medalhista de ouro em Lima, nas provas do C1 e do slalom extremo.

Outras presenças ilustres no evento, além de representantes de 22 Confederações Brasileiras Olímpicas, foram as do Vice-presidente da República, Hamilton Mourão; do Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; do campeão olímpico e atual Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rêgo; Luisa Parente, ex-ginasta olímpica e Secretária Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD); do Secretário Especial do Esporte, General Décio Brasil, e do Ministro da Cidadania, Osmar Terra, que se comprometeu a seguir apoiando o esporte nacional.

"Nós estamos muito orgulhosos, o Brasil está orgulhoso. Foi um desempenho extraordinário, com uma equipe menor que das últimas vezes. E o Presidente Bolsonaro já determinou que sejam reforçados os programas de apoio ao esporte, não só a parceria com o COB, mas também no esporte de base".

Faltando menos de um ano para os Jogos Olímpicos, o Time Brasil já tem 104 vagas asseguradas em 14 modalidades para Tóquio 2020, sendo que 29 delas foram conquistadas em Lima.

foto: Jone Roriz/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar