Cerimônia de abertura dá início aos Jogos Parapan-Americanos, em Lima


A cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 aconteceu na noite da sexta-feira, 23, no Estádio Nacional do Peru. Com a maior missão da história do evento, a delegação brasileira desfilou com 513 pessoas, entre as quais 337 desportistas.

O conceito criativo da cerimônia foi desenvolvido por Hansel Cereza, o responsável pelo evento de abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. "Os atletas paralímpicos me fizeram ser mais solidário e modificaram a minha forma de ver a vida. O principal objetivo é mudar o pensamento das pessoas com um espetáculo que trata todos como iguais", disse Hansel. Ao todo, 500 artistas e voluntários participaram da celebração, que mostrou a história do Peru.

O porta-bandeira à frente da delegação brasileira foi Leomon Moreno, considerado o melhor jogador de goalball do mundo. O brasiliense de 26 anos, que perdeu a visão ainda bebê conta de uma retinose pigmentar, foi ouro na edição dos Jogos de Toronto, em 2015 e liderou a Seleção Brasileira ao bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e à prata nos Jogos de Londres 2012. Somam-se ao seu currículo ainda dois títulos mundiais da modalidade: na Finlândia, em 2014, e na Suécia, em 2018.

"Com certeza foi uma imensa emoção passar por esse estádio todo e ter vindo na frente da minha nação. Isso me deixa muito feliz e muito emocionado, as lágrimas vêm aos olhos", disse o atleta.

O Brasil começa neste sábado, 24, com a disputa do tiro esportivo e do judô, às 11h.

Foto: Alê Cabral/CPB

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes