Brasil tem dois atletas pegos em exames antidoping nos Jogos Pan-americanos de Lima




Má notícia para o esporte brasileiro. Dois atletas foram pegos em exames antidoping durante os jogos Pan-americanos de Lima. O ciclista Kácio Freitas e Andressa de Morais, do lançamento de disco do atletismo. Kácio levou a medalha de bronze da prova de sprint por equipes e Andressa ficou com a prata no Pan e ainda bateu o recorde sul-americano com a marca de 65,98m.  Ambos atletas correm risco de terem suas medalhas cassadas e o número de medalhas cair de 171 para 169. 

Kacio pediu a solicitação da contraprova, que também deu positivo para substância não divulgada até o momento. Ele estava pré-convocado para disputar o Campeonato Pan-Americano de ciclismo de pista que ocorrerá de 4 a 9 de setembro em Cochabamba, na Bolívia, mas ele já foi dispensado. Ele publicou uma nota nas redes sociais se defendendo das acusações:

"Durante toda a minha carreira, jamais utilizei de artifícios ou benefícios para tirar proveito trapaceando ou burlando qualquer tipo de regra. Estou com a minha consciência muito tranquila e afirmo que sempre respeitei a política antidoping das instituições, sou um atleta rastreado pelo passaporte biológico há quatro anos e sempre contribuí em prol de um esporte limpo e honesto.

Desta maneira, afirmo que estarei recorrendo a todos os meios disponíveis para comprovar a minha inocência neste caso, inclusive com a realização de testes, por conta própria, em todos os suplementos e alimentos ingeridos durante aquele período."


Já Andressa não fez pedido da contraprova, já que a notificação do exame positivo foi recente,segundo informações do blog olhar olímpico. Andressa estaria no troféu Brasil de Atletismo, mas cancelou sua participação. E até o momento dessa postagem, ela não se pronunciou sobre o assunto. 

A comissão médica da Pan Am Sports, responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos, pretende divulgar todos casos pendentes em conjunto ainda nesta semana. Rumores indicam que pelo menos mais dez casos de doping serão anunciados. Até o momento dois casos foram divulgados oficialmente pela entidade que rege o esporte pan-americano.

fotos: Alexandre Loureiro e Wander Roberto/COB

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes