Campeonato Mundial de Patinação Artística 2019 - Dia 3



No terceiro dia do Campeonato Mundial de Patinação Artística, disputado em Saitama, Japão, um momento histórico: em dia onde o Brasil participou com Isadora Williams e de vitória da russa Alina Zagitova, a cazaque Elizabet Tursynbaeva (foto) se tornou a primeira mulher competindo em categoria senior a completar um salto quádruplo com sucesso. Na Dança no Gelo, os franceses Papadakis e Cizeron fizeram uma Dança Rítmica com máximos graus de dificuldade e garantiram a vitória no segmento.

Dança no Gelo:

Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron conseguiram fazer a melhor performance do dia e lideram a classificação com folga. A dupla conseguiu fazer todos os elementos em nível 4 de dificuldade e todos com graus de execução altamente positivos. O segundo lugar do dia ficou com Victoria Sinitsina e Nikita Katsalapov, da Rússia quase empatados com os também russos Alexandra Stepanova e Ivan Bukin, que ficaram em terceiro lugar.

Papadakis e Cizeron se disseram muito felizes com o resultado, e se sentindo confortáveis em trabalhar com Tango na Dança Rítmica: "Estamos muito satisfeitos com essa performance porque patinamos realmente bem. Amamos esse programa, amamos a coreografia, amamos trabalhar nele. Há um ritmo obrigatório a cada ano e funciona para nós toda vez mais ou menos, mas as vezes temos dificuldade em achar algo que combine conosco perfeitamente. Desta vez o Tango foi bem do nosso jeito." comentou Papadakis.

Feminino:

Dia histórico na Patinação Artística Individual Feminina: Elizabet Tursynbaeva, do Cazaquistão se tornou a primeira mulher a executar um salto quádruplo em competições internacionais da categoria senior. Antes de Tursynbaeva, apenas competidoras de categoria junior—as russas Alexandra Trusova, Anna Shcherbakova e a japonesa Miki Ando—conseguiram executar saltos quádruplos em competições com sucesso.

Tursynbaeva foi a última participante a se apresentar no Programa Livre, e com o salto bem sucedido avançou uma posição na classificação final, conquistando a medalha de prata menos de um ponto à frente da russa Evgenia Medvedeva, que  comemorou energicamente ao final de sua performance e ficou com o bronze. A campeã olímpica Alina Zagitova, também da Rússia, que liderou o programa curto caprichou na performance do programa livre, e com extremo cuidado e precisão na execução de todos os elementos garantiu o ouro e o primeiro Campeonato Mundial de sua carreira.

O dia também foi histórico para o Brasil, com a primeira participação de uma atleta do país no Programa Livre: Isadora Williams foi a quinta a se apresentar no dia, após conseguir uma inédita classificação no Programa Curto. Com um programa novo, a brasileira teve muitos problemas com os saltos, terminando o dia na 24a. posição.

Caso Bell X Lim:

Fora das competições do dia, a ISU emitiu um comunicado dizendo não ter achado evidencias de agressão deliberada no incidente entre a norte-americana Mariah Bell e a coreana Eunsoo Lim, onde as patinadoras tiveram um choque na beira da pista e a coreana sofreu um corte na perna. A entidade disse ter analisado as imagens do incidente, que mostram um choque entre as patinadoras durante o treino de Bell, que tinha a preferência do uso do rinque no momento do incidente.

As imagens, disponíveis na internet causaram a divisão entre o público, com parte da audiência de redes sociais endossando a tese defendida pelos managers de Lim de que o choque na verdade fosse resultado de uma agressão feita por Bell, e outra parte do público avaliando a situação como um acidente comum.

A equipe de gerenciamento de carreira de Lim é a mesma que no passado cuidou da carreira da campeã olímpica Yuna Kim e do medalhista de bronze olímpico Denis Ten, exatamente em épocas onde esses patinadores se envolveram em grandes polêmicas que ganharam força ao chegar às redes sociais. A agência até agora é a grande fonte de declarações sobre o caso. Ainda nenhuma das patinadoras disse algo  pessoalmente a respeito.

As últimas medalhas do Campeonato Mundial de Patinação Artística devem der conhecidas nesta madrugada, com a realização dos programas de Dança no Gelo e do Individial Masculino. Todas as tabelas com resultados, agenda de apresentações em horário local e súmulas detalhadas de julgamentos do Campeonato Mundial de Patinação Artística de 2019 estão disponíveis AQUI, no site oficial de resultados do evento.

Foto: ISU

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes