Comitê Olímpico Japonês poderá ter ex-judoca campeão em Los Angeles/84 como presidente


Yasuhiro Yamashita, 61 anos, campeão olímpico em Los Angeles/1984, chefe da Federação Japonesa de Judô, está sendo considerado um possível sucessor ao Comitê Olímpico Japonês (JOC,) com o atual presidente Tsunekazu Takeda assumindo o cargo de presidente emérito.

O presidente do Comitê Olímpico Japonês, Tsunekazu Takeda, que está sendo investigado pelas autoridades francesas por suposto suborno relacionado à candidatura de Tóquio para as Olimpíadas de 2020, enfrentará em breve pedidos de resignação, disseram várias fontes oficiais.

O JOC realizará eleições para seu conselho de representantes e conselho de diretores em junho e julho, e alguns estão preocupados com o fato de que a investigação em andamento diminuirá as Olimpíadas de Tóquio e dificultará que Takeda permaneça em seu posto.

Takeda, de 71 anos, afirmou que não fez nada de errado em seu papel como chefe do comitê olímpico de Tóquio, que pagou cerca de US$ 2 milhões a uma firma de Cingapura, aparentemente por consultoria.

Mas com a investigação em curso, será difícil para Takeda apagar a má reputação antes do início dos Jogos de Verão do ano que vem. Por causa disso, alguns começaram a pedir sua renúncia.

Takeda tornou-se presidente da JOC em 2001 e está cumprindo seu 10º mandato, e nenhum rival para sua posição surgiu antes da próxima eleição.

Mas permanecer no posto seria contrário ao atual clima no mundo esportivo do Japão. Após uma série recente de escândalos esportivos, as chamadas aumentaram para regras de governança mais rígidas. 

Foto: Judo Inside

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes