Últimas Notícias

Era Uma Vez... os XV Jogos Olímpicos de Inverno: Calgary 1988

Calgary 1988

Período - 13 a 28/02/1988
Nações - 57
Atletas - 1423
Esportes -10
Eventos - 46


Após seis tentativas frustradas de receber os Jogos Olímpicos de Inverno, o Canadá finalmente teve esse direito, em 1981, quando a cidade de Calgary foi a escolhida para sediar a 15ª edição da Olimpíada de Inverno, em 1988, derrotando Falun (SWE) e Cortina D'Ampezzo (ITA). Os Jogos em Calgary foram um sucesso de público e faturamento e ajudaram a construir a base para que o Canadá se tornasse uma potência olímpica de inverno.

A novidade naqueles jogos era o retorno do Curling; e as modalidades de esqui estilo livre, e a patinação de velocidade em pista curta, duas estratégias do COI para atrair mais a atenção do público jovem. Porém, ainda como esportes de demonstração.

No campo medalhístico, a União Soviética voltou à ponta do quadro, com 11 ouros, 9 pratas e 9 bronzes; A Alemanha Oriental ficou em 2° lugar, com 9 ouros, 10 pratas e 6 bronzes; e a surpreendente Suíça ficou em 3° lugar, com 5 medalhas de cada cor.

Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo: 


 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze GoldSilverBronze medals.svg
1 União Soviética União Soviética 11 9 9 29
2 Alemanha Oriental Alemanha Oriental 9 10 6 25
3 Suíça Suíça 5 5 5 15
4 Finlândia Finlândia 4 1 2 7
5 Suécia Suécia 4 2 6
6 Áustria Áustria 3 5 2 10
7 Países Baixos Holanda 3 2 2 7
8 Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental 2 4 2 8
9 Estados Unidos Estados Unidos 2 1 3 6
10 Itália Itália 2 1 2 5
11 França França 1 1 2
12 Noruega Noruega 3 2 5
13 Canadá Canadá 2 3 5
14 Iugoslávia Iugoslávia 2 1 3
15 Tchecoslováquia 1 2 3
16 Japão Japão 1 1
16 Liechtenstein Liechtenstein 1 1
TOTAL 46 46 46 138
 Fonte: Wikipédia

FATOS:

- Pela primeira vez os Jogos de Inverno durariam três semanas, dezesseis dias exatamente. Os eventos alpinos foram expandidos de três para cinco com a inclusão do slalom super gigante e do alpino combinado. Os eventos da equipe foram adicionados em combinados nórdicos e saltos de esqui.

- A Alta demanda de ingressos causou polêmica, com eventos com ingressos esgotados com um ano de antecedência. Foi descoberto que em alguns eventos, quase 50% dos ingressos estavam reservados para COI e seus patrocinadores. Após toda a repercussão, o comitê gastou quase 3 milhões de dólares recomprando os ingressos dos patrocinadores para recolocar à venda.

- Com dias com temperaturas de 17 graus, os organizadores recorreram a neve artificial para os eventos ao ar livre.

- O italiano Alberto Tomba ganhou o ouro em dois eventos de esqui, suas primeiras cinco medalhas olímpicas de carreira em rota para se tornar o primeiro esquiador alpino a ganhar medalhas em três Jogos de Inverno.

- Katarina Witt, da Alemanha Oriental, defendeu sua medalha de ouro de 1984 em patinação artística feminina, capturando um segundo ouro em Calgary.

- O maior fato no campo esportivo de Calgary não foi um resultado expressivo, e sim, na simples participação de um time da Jamaica no quarteto do Bobsled. O time chegou a completar a primeira descida. Porém, na segunda descida, uma peça se soltou dentro do trenó, o que fez com que o veículo perdesse o equilíbrio e os atletas caíram quando já estavam próximos à linha de chegada. Felizmente, nenhum dos quatro (Devon Harris, Dudley Strokes, Michael White e Nelson Strokes) se machucou no acidente. No fim, saíram aplaudidos pelo público, e ainda tiveram sua história contada (ainda que de forma um tanto ficcional) no filme "Jamaica Abaixo de Zero".

- O Canadá ganhou medalhas de ouro apenas nos eventos de demonstração, como na patinação em velocidade em pista curta.

- Cinquenta e sete nações participaram dos Jogos de Inverno, um recorde até então.

- Outro fato marcante foi o fracasso heróico do britânico Eddie 'The Eagle' Edwards no salto com esqui, que também virou filme anos depois.

- A alemã oriental Christa Rothenburger levou o ouro nos 1000m na patinação de velocidade. Sete meses depois, ela ganhou uma medalha de prata no ciclismo, nos Jogos de Verão em Seul-1988 para se tornar a única atleta a ganhar medalhas nos Jogos de Inverno e Verão, no mesmo ano.

- O saltador de esqui finlandês Matti Nykänen dominou as provas individuais, vencendo ambas por grandes margens. Em seguida, ele capitaneou a equipe finlandesa para o ouro olímpico, o que lhe deu três medalhas douradas naqueles jogos. Isso fez dele o primeiro saltador de esqui a ganhar três medalhas de ouro nos mesmos Jogos. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar