Últimas Notícias

Era Uma Vez... os VII Jogos Olímpicos de Inverno: Cortina D'Ampezzo 1956

Cortina D'Ampezzo 1956

Período - 26/01 a 05/02/1956
Nações - 32
Atletas - 821
Esportes - 8
Eventos - 24


Em 1956, a Itália recebeu sua primeira chance de sediar uma Olimpíada de Inverno. A cidade escolhida foi Cortina D'Ampezzo, um resort ao norte da Itália. Eles sediariam a edição de 1944 da competição, porém, a Segunda Guerra Mundial atrapalhou os planos, adiados 12 anos. A cidade bateu a canadense Montreal, e as norte-americanas Colorado Springs e Lake Placid na concorrência.

24 eventos foram disputados em Cortina, divididos em oito esportes: Bobsled, Combinado Nórdico, Esqui Alpino, Esqui Cross-Country, Hóquei no Gelo, Patinações Artística e em Velocidade, e os Saltos em Esqui.

Na mesma competição, a estreante União Soviética dava as primeiras mostras de que seria a grande força olímpica de inverno, com os investimentos em esporte começando a dar resultados justamente em tempos de Guerra Fria com os Estados Unidos. Bolívia e Irã também estreavam em jogos de Inverno. As Alemanhas ocidental e oriental competiram juntas sob o nome de Equipe alemã Unida.

Os soviéticos terminaram a competição na liderança do quadro de medalhas, com 7 ouros, 3 pratas e 6 bronzes, 16 no total. A Áustria terminou em 2° lugar, com 4 ouros, 3 pratas e 4 bronzes; e a Finlândia em 3°, com 3 ouros, 3 pratas e 1 bronze. A Noruega, até então soberana nos quadros de medalha decepcionou, terminando apenas em 7° lugar, com 2 ouros, 1 prata e 1 bronze; e a Itália, país-sede, com o 8° lugar, 1 ouro e 2 pratas.

Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo:


 Posição País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze GoldSilverBronze medals.svg
1 União Soviética União Soviética 7 3 6 16
2 Áustria Áustria 4 3 4 11
3 Finlândia Finlândia 3 3 1 7
4 Suíça Suíça 3 2 1 6
5 Suécia Suécia 2 4 4 10
6  Estados Unidos 2 3 2 7
7 Noruega Noruega 2 1 1 4
8 Itália Itália 1 2 3
9  Equipe Alemã Unida 1 1 2
10 Canadá Canadá 1 2 3
11 Japão Japão 1 1
12  Hungria 1 1
12 Polônia Polônia 1 1
TOTAL 25 23 24 72
  
Fonte: Wikipédia

FATOS:

- Por ser uma cidade de apenas 7000 habitantes, não existiu uma vila olímpica em Cortina D'Ampezzo. os atletas se hospedaram na casa dos locais e nos hotéis da cidade

- O austríaco Toni Sailer se tornou o primeiro esquiador alpino a ganhar três medalhas de ouro olímpicas. Ele começou vencendo o slalom gigante por 6s2 de diferença, a maior margem de vitória na história olímpica. Depois venceu o slalom, registrando o melhor tempo em ambas as descidas, e o downhill.

- O juramento olímpico foi feito por uma atleta do sexo feminino pela primeira vez. A honra foi dada a esquiadora italiana Giuliana Chenal-Minuzzo, medalhista de bronze no downhill em Oslo-1952.

- Pavel Kolchin, da União Soviética, se tornou o primeiro não-escandinavo a ganhar uma medalha no esqui cross country. 

- Madeleine Berthod, da Suíça, comemorou seu aniversário com ouro olímpico no downhill, por uma diferença de incríveis 4s7 para a medalhista de prata

Os EUA dominaram patinação artística: Tenley Albright faturou o ouro no feminino e Hayes Alan Jenkins levou o ouro no masculino.

- Na competição de saltos em esqui, a equipe finlandesa inaugurou um novo estilo aerodinâmico, que consistia em manter os braços encostados ao corpo, em vez dos braços sobre a cabeça, como se estivessem em posição de mergulho.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar