Últimas Notícias

Hugo Calderano conquista dois ouros no Brasil Open de Tênis de Mesa e coloca o país no topo do pódio

Por Juvenal Dias

Hugo Calderano foi realmente o principal nome do Brasil Open de tênis de mesa, encerrado neste domingo (7) em São Paulo. Sagrou-se campeão tanto em simples como nas duplas, essa última junto com Gustavo Tsuboi. Neste domingo mostrou uma força mental de quem é um grande atleta olímpico. Mal terminara a final de duplas, preferiu resguardar-se das entrevistas para se manter concentrado para a final de simples. A torcida que foi ao Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, saiu contente com o jogo apresentado pelo mesa tenista e, principalmente, com os resultados alcançado. Calderano justificou o favoritismo e levou o nome do Brasil para o alto do pódio por duas vezes.

Primeiro ele foi para a mesa central do ginásio poliesportivo ao lado de seu amigo e companheiro de treinos, Gustavo Tsuboi, contra o eslovaco Thomas Keinath e o alemão Patrick Baum para buscar o primeiro ouro brazuca na chave principal. Eles começaram a decisão com muita intensidade e chegaram a abrir 7/2 no primeiro set contra os europeus, que empataram num 8/8. Mas a dupla da casa conseguiu controlar as ações e fechou o primeiro set em 11/8. O segundo set começou semelhante com os brasileiros abrindo quatro pontos de vantagem e os europeus se recuperando no meio. Todavia os mesatenistas da casa mostraram porque são a dupla número três do mundo e fecharam a parcial em 11/7, abrindo 2 sets a 0. A dupla europeia iniciou o terceiro set na frente, mas os brasileiros igualaram a pontuação, que permaneceu equilibrada até o fim. Mais uma vez prevaleceu novamente os brasileiros que levaram o set por 11/9 e o campeonato para o país.

“Foi muito positivo, sem dúvida, não perdemos nenhum set, mais um título para nós e para o Brasil, mostra que temos muito potencial para sempre estar brigando, fazemos uma combinação de um canhoto e destro. Abrimos uma vantagem, tivemos uns erros por perda de foco, mas os adversários têm um nível muito bom, tiveram mérito para encostar no placar. Nas horas decisivas, tivemos mais calma, mais iniciativa, fomos mais agressivos e definir os pontos com nosso jogo ofensivo”, celebrou Tsuboi, que disse estar contente terminar com um bronze e um ouro.

Depois disso, Hugo voltou para os vestiários, buscando manter o nível de concentração para enfrentar o indiano Amalraj Anthony, que havia sido prata no aberto do Chile, semana passada. O brasileiro começou a partida com boa intensidade e conseguiu abrir quatro pontos de vantagem no primeiro set. O indiano imprimiu um ritmo veloz para igualar o placar. Hugo teve dificuldades, mas fechou em 14/12. O segundo set teve um desequilíbrio de forças no início, com o asiático abrindo 8/1. A torcida tentou trazer o brasileiro de volta. Apesar de uma diferença grande, o brasileiro usou a pressão de jogar em casa a seu favor, chegou perto, obrigou o adversário a pedir tempo, mas o oponente finalizou em 11/9, empatando o confronto. Calderano construiu aos poucos uma boa vantagem na terceira parcial e administrou nos momentos finais, vencendo por 11/7. A história se repetiu no quarto set, com o brasileiro sempre na frente do indiano. O resultado acabou sendo o mesmo 11/7. Com isso, abriu dois sets de vantagem e ficando a um da consagração. O quinto set foi o decisivo, já que o indiano não conseguiu voltar para a partida e Hugo venceu por 11/5, sagrando-se campeão pela segunda vez no dia.

O mesatenista admitiu ter sentido dores na coxa em sua primeira partida na competição e teve que superar mais essa adversidade, soube canalizar a pressão de ser o principal cabeça de chave para o lado positivo e juntou com o apoio que teve dos familiares, amigos e torcida que esteve presente. “Nas duplas, não deixamos dúvidas que estamos no topo do mundo, todos os jogos por 3 a 0. No individual, também foi um desafio, voltei de uma lesão, tive um jogo muito difícil na primeira rodada contra o eslovaco (Keinath), salvei dois matchpoints, fui crescendo durante a competição e, na final, consegui apresentar o meu melhor nível”, comemorou o número 1 da modalidade no Brasil. Ele também falou de como foi o jogo da final: “O indiano gosta de um jogo bem rápido, não podia ficar trocando bola com ele, que fica bem próximo da mesa e se eu afastasse, ele me ‘matava’, então tive que concentrar bastante no saque”.

Depois disso, Calderano vai continuar treinando para o campeonato mundial que virá ainda esse ano, não terá muito tempo para descanso. Assim segue a vida do campeão que busca retornar entre os 20 melhores do mundo.

Foto: CBTM

 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar