Últimas Notícias

Parada das Nações: Rússia (Federação Russa)


Sigla: RUS
Medalhas na história: Goldmedal.png 133 | Silvermedal.png 121 | Bronzemedal.png 142 | Total: 396
Em Londres... Goldmedal.png 24 | Silvermedal.png 25 | Bronzemedal.png 32 | Total: 81

Um dos maiores países da história Olímpica, a Rússia chega aos Jogos Olímpicos com a mesma força de sempre, mas ao mesmo tempo, convivendo com acusações de doping de vários de seus atletas; o escândalo de doping no atletismo que envolveu até a agência anti-dopagem do país e os recentes casos de atletas pegos - incluindo a tenista Maria Sharapova - por uso de meldonium  acendem o sinal amarelo quanto à participação russa no Rio de Janeiro.

Esportes fortes:

Ginásticas: Historicamente a Rússia tem tradição nas três modalidades olímpicas, a artística, rítmica e de trampolim. Entre os nomes a destacar rumo ao Rio estão Denis Ablyazin, Aliya Mustafina (ambos da ginástica artística), a campeoníssima Yana Kudryavtseva (ginástica rítmica) e os trampolinistas Dmitry Ushakov e Andrey Yudin.

Nado sincronizado: Em 9 eventos disputados pelas russas desde 1996, a Rússia só ficou sem ouro justo na primeira participação, no evento por equipes. Desde Sydney 2000, a Rússia não sabe o que é perder nesse esporte, e pro Rio 2016, o país segue fortíssimo rumo a mais duas vitórias, nas duplas e nas equipes.

Vôlei: Outro esporte em que a Rússia tem destaque imenso no cenário mundial. O time masculino é o atual campeão olímpico, e o feminino, apesar de ter ficado apenas com o título europeu no ciclo, é bastante perigoso. Ambos os times, rivais históricos do Brasil, serão atração no Maracanãzinho.

Menções honrosas: atletismo, boxe, esgrima, ginástica rítmica, levantamento de peso, luta olímpica, natação...

Elas estão de volta: Natalia Ishchenko e Svetlana Romashina bucam o bicampeonato no nado sincronizado

Destaques:

Equipe de nado sincronizado da Rússia: Sem perder em Olimpíadas desde 2000, a Rússia varreu o quadro do último mundial da modalidade, faturando oito dos nove eventos disputados. No Rio de Janeiro, o time é amplo favorito ao título. E ainda tem a dupla Natalia Ishchenko e Svetlana Romashina, a melhor dupla da atualidade.

Yana Kudryavtseva (ginástica rítmica): Duas vezes melhor do mundo na ginástica rítmica, a jovem disputará sua primeira olimpíada e é favorita ao título individual e fará parte do time que vai defender novamente o título por equipes.

Yelena Isinbayeva (atletismo): A recordista mundial do salto com vara chega em sua última Olimpíada em busca do terceiro ouro olímpico de sua carreira. Sem repetir o mesmo brilho dos últimos três ciclos olímpicos, a russa vai ter de se esforçar pra não ficar de fora do pódio em sua despedida.

Menções honrosas: Aliya Mustafina (ginástica artística), Denis Kudryavtsev (atletismo), Roman Vlasov (luta olímpica), Sergey Shubenkov (atletismo), Yuliya Efimova (natação), equipes feminina e masculina de vôlei

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar