Últimas Notícias

Parada das Nações: Eslovênia


Sigla: SLO
Medalhas na história: Goldmedal.png 4 | Silvermedal.png 6 | Bronzemedal.png 9 | Total: 19
Em Londres... Goldmedal.png 1 | Silvermedal.png 1 | Bronzemedal.png 2 | Total: 4

A Eslovênia competiu como parte da Iugoslávia de 1920 a 1988, e somente em Barcelona 1992 passou a disputar as Olimpíadas de forma independente. O maior número de ouros em uma edição foi obtido pelo país em Sydney 2000, com dois. Já o maior número de medalhas veio em Pequim 2008, com cinco. A maior delegação eslovena foi a de Atenas 2004, que teve 79 atletas.

Esportes Fortes:

 Remo: O esporte é o que mais rendeu medalhas para a Eslovênia em Jogos Olímpicos: cinco, sendo um ouro, uma prata e três bronzes. É do remo o maior atleta olímpico da história do país em Jogos de Verão: Iztok Cop, que obteve um ouro, uma prata e dois bronzes entre 1992 e 2012. Destaque também para Luka Spik, detentor de três medalhas.

 Judô: Os eslovenos ganharam no judô o único ouro do país em Londres 2012. A medalha veio com Urska Zolnir, que já tinha um bronze, obtido em 2004. O esporte é, atualmente, um dos pontos fortes da delegação do país para o Rio.

Luka Spik e Iztok Cop no pódio de Londres
Destaques:

Tina Trstenjak (Judô): Atual campeã mundial da categoria até 63kg, ela também subiu no pódio em 2014, quando obteve o bronze. Lidera com folga o ranking mundial.

Benjamin Savsek (Canoagem Slalom): O atleta subiu no pódio dos três mundiais na C-1 desde as últimas Olimpíadas. Em 2014 e 2015 ele foi prata, enquanto em 2013 o esloveno ficou com o bronze. No Rio ele brigará pelo ouro.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar