Últimas Notícias

Daniel Nascimento é suspenso por 5 anos por doping

Maratonista Daniel do Nascimento se manifesta após suspensão por doping
Foto: Carol Coelho/CBAt

 

O atleta Daniel Nascimento, da maratona, foi suspenso nesta quarta (7) por cinco anos pela AIU (Unidade de Integridade do Atletismo) por doping. Ele testou positivo para três substâncias proibidas em exames realizados fora de competições em julho do ano passado, às vésperas de Paris 2024.

Ele era o único brasileiro com índice para participar da maratona olímpica e como detentor do recorde sul-americano, aparecia como candidato a fazer um bom resultado nos Jogos. Ele é um dos três atletas não africanos a fazer uma maratona em menos de 02h05min. 

As substâncias eram drostanolona, metenolona e nandrolona, todos eles funcionam como anabolizantes. A suspensão é retroativa, ou seja, começa do momento que ele foi pego, 15 de julho de 2024. A punição dura até junho de 2029.

Os seus resultados desde 4 de julho de 2024 foram anulados, o que mantém então o recorde sul-americano da maratona, feito antes do exame positivo. Ele teve uma pena maior que a pena máxima, que é de cinco anos, em razão de não provar que o uso das substâncias não foi de propósito. O atleta ainda não se pronunciou sobre a suspensão. 

A maratona do Brasil não vive um bom momento, com nenhum atleta - tanto no feminino, quanto no masculino - conseguindo índice para o Mundial de atletismo, que será realizado em Tóquio no mês de setembro. 

0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar