Últimas Notícias

Brasil conquista três bronzes no primeiro dia de Grand Slam de Astana de judô

A seleção brasileira de judô conquistou três bronzes no primeiro dia do Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, nessa sexta-feira (9), com Natasha Ferreira (48kg), Jessica Pereira (52kg) e Shirlen Nascimento (57kg). Mais três brasileiros competiram, mas não alcançaram pódios. Este é o último torneio antes do Mundial, em junho.
 
Foto: Maicon Maia/CBJ

O Grand Slam de Astana começou com ótimo desempenho brasileiro em três das cinco categorias disputadas nessa sexta. A competição precede o primeiro Mundial de judô do ciclo olímpico de Los-Angeles 2028, a ser realizado na Hungria, entre os dias 13 e 20 de junho. Com equipe completa, o Brasil levou três de seis medalhas possíveis no primeiro dia em Astana.

Na classe -48kg, Natasha Ferreira entrou direto na rodada de 16, superando a belga Lois Petit após a europeia receber três shidos e ser desclassificada. Em seguida, Ferreira foi derrotada pela chinesa Xinran Hiu por ippon, assim precisando disputar a repescagem para brigar por medalhas. A paranaense fechou a campanha com duas vitórias, primeiro na rodada inicial da fase secundária sobre a israelense Tamar Malca, ao anotar um yuko sobre a rival, e na luta da medalha sobre a mongol Narantsetseg Ganbaatar por ippon.

O chaveamento da classe -52kg contou com Jéssica Pereira vencendo o bronze. A brasileira pulou a rodada das 32 melhores e estreou no top-16, triunfando sobre a israelense Ilay Hayun por 1x0. Já nas quartas, Pereira superou a marroquina Soumiya Iraoui ao marcar dois waza-ari sobre a rival. Na semi-final, a brasileira perdeu por 2x0 para a alemã Mascha Ballahus, sendo eliminada da briga pelo ouro. Na disputa pelo terceiro lugar geral, Jéssica venceu a húngara top-10 Reka Pupp por ippon e garantiu o bronze.

Na última classe feminina do dia, Bianca Reis e Shirlen Nascimento buscaram a medalha, mas Reis foi eliminada na rodada de 16 para a chinesa Yuying Tao por waza-ari. Nascimento, por outro lado, venceu a italiana Giulia Carna por ippon e avançou, sendo eliminada da disputa principal pela francesa Faiza Mokdar por 1x0. Na repescagem, a brasileira derrotou duas atletas neutras para ganhar o bronze. Na abertura, superou Kseniia Galitskaia por 1x0, e na decisão, Zueva Irina, por ippon.

Dosi judocas brasileiros competiram nas classes -60kg e -66kg. Na primeira, Christian Silva venceu duas lutas e caiu na repescagem para o sul-coreano Harim Lee. Já na mais pesada, Ronald Lima perdeu na estreia para o chinês Ziyang Xue. O Brasil compete em Astana até o próximo domingo (11).

0 تعليقات

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar