Últimas Notícias

Londres de olho para sediar o Mundial de Atletismo de 2029


Londres de olho no Campeonato Mundial de Atletismo
Foto:Reuters/David Klein 

A capital inglesa apresentará uma candidatura para sediar o evento de 2029, confirmaram os organizadores, com o anúncio feito no contexto da 45ª Maratona de Londres.


Um consórcio recém-formado, Athletic Ventures - uma parceria entre a UK Athletics (UKA), a Great Run Company e a London Marathon Events - concluiu um estudo de viabilidade antes de enviar uma Manifestação de Interesse formal à World Athletics em setembro. Lançada em abril do ano passado, a colaboração visa aproveitar a experiência coletiva das três organizações para criar um modelo mais sustentável para o atletismo no Reino Unido.


A proposta está condicionada à garantia de € 52,5 milhões em financiamento do governo. Uma declaração conjunta do UK Athletics, do prefeito Sadiq Khan e da Athletic Ventures prevê que o impacto econômico e social de sediar os campeonatos pode ser superior a € 467 milhões.


Se for bem-sucedida, a candidatura fará com que Londres sedie o evento pela primeira vez desde 2017, quando todas as sessões no London Stadium foram esgotadas - um feito que continua sendo uma referência no esporte. Refletindo sobre esse sucesso, a presidente do Atletismo do Reino Unido, Denise Lewis, uma figura-chave na candidatura anterior, disse: "Londres 2017 mostrou ao mundo o que esta cidade e este país podem fazer".


Ela continuou: "Foi um exemplo incrível de como podemos nos unir por trás de uma visão - estádios cheios, energia global e impacto duradouro. Fiquei orgulhoso de ajudar a dar vida a isso e sei que podemos fazê-lo novamente em 2029.


Lewis, que venceu o heptatlo nas Olimpíadas de Sydney em 2000, disse estar confiante no apoio do governo, argumentando que grandes eventos esportivos podem fornecer um impulso muito necessário. "Sim, estes são tempos desafiadores, mas é em momentos como esses que o esporte pode nos elevar - economicamente, socialmente e emocionalmente", disse ela.


A candidatura faz parte de uma ambição mais ampla de redefinir como os principais eventos esportivos internacionais são realizados no Reino Unido. "Com o apoio certo, podemos entregar um Campeonato Mundial de Atletismo em 2029 que deixa um legado do qual podemos nos orgulhar", disse Lewis.


O momento do anúncio para coincidir com a Maratona de Londres - que deve atrair 56.000 corredores - não foi coincidência e forneceu uma plataforma ideal para o lançamento da campanha. O próximo Campeonato Mundial será realizado em Tóquio em 2025, com Pequim pronta para sediar a edição de 2027.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar