Últimas Notícias

Equipe brasileira de Parataekwondo domina com 16 Medalhas de ouro em competições no Rio

Equipe brasileira de Taekwondo Paralímpico domina com 16 Medalhas de ouro em competições no Rio
Foto: Alessandra Cabral/CPB

A equipe brasileira de taekwondo paralímpico brilhou, acumulando um impressionante total de 41 medalhas em duas importantes competições continentais sediadas no Rio de Janeiro. No Campeonato Pan-americano, realizado recentemente em 3 de maio, conquistaram 20 medalhas, incluindo sete de ouro, três de prata e dez de bronze, alcançando o título de campeões por equipe.

Os atletas que garantiram o ouro foram Gustavo Ruppel (até 58 kg), Valter Sedano (até 70 kg), Pedro Paulo Neves (acima de 80 kg), Maria Eduarda Stumpf (até 52 kg), Ana Carolina Moura (até 65 kg), Débora Menezes (acima de 65 kg) e Silvana Cardoso Fernandes (até 57 kg). Além das medalhas, Gustavo Ruppel, de apenas 16 anos, foi reconhecido como o melhor atleta masculino, enquanto o treinador Dennys Alison recebeu o prêmio de melhor técnico masculino.

No Open, realizado em 5 de maio, a Seleção Brasileira acrescentou mais nove medalhas de ouro, sete de prata e cinco de bronze ao seu impressionante palmarés, totalizando 21 pódios. Leonardo Jhonatan (até 58 kg), Eduardo Porto (até 63 kg), Bruno Rodrigues (até 70 kg), Pedro Paulo Neves (acima de 80 kg), Terezinha de Jesus (até 47 kg), Cristhiane Neves (até 52 kg), Silvana Cardoso (até 57 kg), Ana Carolina Moura (até 65 kg) e Débora Menezes (acima de 65 kg) foram os protagonistas do ouro nesta competição.

Leonardo Jhonatan e Débora Menezes foram agraciados com os títulos de melhores atletas masculino e feminino, respectivamente. Com seis vagas garantidas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a equipe brasileira de taekwondo paralímpico se prepara para representar o país no maior palco esportivo do mundo a partir de 28 de agosto. Cinco dessas vagas foram conquistadas através do ranking mundial, enquanto a sexta foi assegurada por Claro Lopes em abril, durante o Qualificatório da modalidade na República Dominicana.

O taekwondo fez sua estreia nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, onde o Brasil se destacou como campeão na modalidade, conquistando três medalhas: ouro para Nathan Torquato, prata para Débora Menezes e bronze para Silvana Fernandes.

Confira os atletas medalhistas nas duas competições:


- Campeonato Panamericano


Ouro

Gustavo Ruppel – 58 kg

Valter Sedano – Até 70 kg

Pedro Paulo Neves – acima 80 kg

Maria Eduarda Stumpf – até 52 kg

Ana Carolina Moura – até 65 kg

Débora Menezes – acima 65 kg

Silvana Cardoso – até 57 kg


Prata

Hiury Martins – 63 kg

Bruno Rodrigues Mota – 70 kg

Cristhiane Neves – 52 kg


Bronze

Terezinha de Jesus – 47 kg

Elisangela Matias – 47 kg

Leylianne Samara Ramos – 65 kg

Camila Macedo acima – 65 kg

Raniele Aniceto acima – 65 kg

Leonardo Jonathan – 58 kg

Eduardo Porto – 63 kg

David Jhones – 70 kg

Claro Lopes – 80 kg

Lucas Moraes – acima 80 kg


- Rio Open


Ouro

Leonardo Jhonatan – até 58 kg

Eduardo Porto – até 63 kg

Bruno Rodrigues – até 70 kg

Pedro Paulo Neves – acima de 80 kg

Terezinha de Jesus – até 47 kg

Cristhiane Neves – até 52 kg

Silvana Cardoso – até 57 kg

Ana Carolina Moura – até 65 kg

Débora Menezes – acima de 65 kg


Prata

João Paulo Silvano – até 58 kg

Hiury Martins – até 63 kg

Valter Sedano – até 70 kg

Joel Gomes – até 80 kg

Ricardo Wagner – acima de 80 kg

Maria Eduarda Stumpf – até 52 kg

Leylianne Ramos – até 65 kg


Bronze

Cícero Nascimento – até 58 kg

David Jhones – até 70 kg

Claro Lopes – até 80 kg

Lucas Moraes – acima de 80 kg

Camila Macedo – acima de 65 kg

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar