Últimas Notícias

Jogos Olímpicos de Paris 2024: decotadas demais, as roupas da Nike das atletas americanas são fortemente criticadas

Jogos Olímpicos de Paris 2024: decotadas demais, as roupas da Nike das atletas americanas são fortemente criticadas
Foto:Nike/X


Nike enfrenta polêmica. A marca da vírgula revelou na última quinta-feira (11) os kits que os diversos integrantes da delegação atlética dis Estados Unidos usarão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Trajes que não convenceram em nada, principalmente os das esportistas. A razão? Um corte muito decotado para as túnicas destinadas às mulheres. Ao contrário dos looks reservados aos atletas do sexo masculino, os das mulheres vêm em forma de collants que ficam bem justos na linha do biquíni e na região pubiana.

A raiva dos atletas

Obviamente não consultados pela Nike para a concepção desta nova gama, um certo número de atletas americanos tomaram a palavra para criticar esta criação e denunciar o desejo de privilegiar a estreiteza em detrimento da função. “Eles não foram feitos para o desempenho ” , culpou Colleen Quingley, corredora americana de meia distância e recordista mundial no revezamento 4x1.500 metros, à Reuters. Nossos corpos são todos diferentes e parece bobagem esperar que compitamos no mais alto nível do nosso esporte sem um uniforme bem ajustado. »


Ironicamente, a corredora Queen Claye sugeriu escolher uma marca de depilação como seu novo patrocinador, enquanto a campeã olímpica de salto com vara Katie Moon falou de “roupas preocupantes”.

“Uma roupa das forças patriarcais”

Mas as críticas mais fortes vieram de Lauren Fleshman, ex-atleta e campeã americana dos 5.000 metros em 2006 e 2010. Patrocinada pela Nike durante a carreira, a mulher de 42 anos publicou um longo texto via Instagram, denunciando “uma roupa das forças patriarcais que não são mais bem-vindos ou necessários para chamar a atenção para os esportes femininos”.


Para o ex-campeão, “os atletas profissionais deveriam ser capazes de competir sem ter que dedicar espaço cerebral à constante vigilância púbica ou à ginástica mental de expor todas as partes vulneráveis ​​do seu corpo”. Ela também acredita que “se essa roupa fosse realmente benéfica para o desempenho físico, os homens a usariam”.

Procurada, a Nike garantiu que os atletas foram convidados a testar o traje durante o processo de criação e que o kit completo trazia 50 peças e 12 estilos diferentes, entre cuecas e shorts para provas de atletismo, imagem do traje usado pelo campeão mundial americano dos 100m, Sha'Carri Richardson , durante apresentação dos looks em Paris na quinta-feira, 11 de abril.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar