Últimas Notícias

Ibero-Americano de Atletismo terá a participação de 23 países e 516 atletas

Ibero-Americano de Atletismo terá 23 países e 516 atletas
Foto: Wagner Carmo/CBAt



O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo de 2024 recebeu inscrições de 516 atletas representando 23 países. As delegações ainda terão nesta 20ª edição do torneio treinadores, integrantes de comissões multidisciplinares e dirigentes, num total de 646 pessoas, um número bem representativo e que vai movimentar o esporte e a economia de Cuiabá, Mato Grosso, Região Centro-Oeste do Brasil.

A competição será realizada de 10 a 12 de maio, na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com entrada franca para o público e transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo.

Estarão em jogo os índices olímpicos fixados pela World Athletics para cada uma das provas e os pontos no Ranking Mundial pelas cotas na corrida por vagas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 - o programa do atletismo na França será de 1 a 11 de agosto e o prazo final para a qualificação na modalidade é 30 de junho.

Confirmaram presença no Ibero-Americano, que será no Centro-Oeste pela primeira vez, as seleções de Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela.

O Brasil com 90 atletas (45 homens e 45 mulheres) compete em casa e terá a maior delegação do evento que reúne a cada dois anos atletas de países ou territórios onde o português ou espanhol são as línguas predominantes. Dentre os países sul-americanos as maiores delegações são as da Colômbia, com 68 atletas, Chile (36), Paraguai (35) e Venezuela (27). Da Europa, a Espanha trará 30 atletas e Portugal 29.

A Real Federação Espanhola anunciou que a delegação será integrada por oito campeões nacionais: Daniela Fra (400 m com barreiras), Una Stancev (salto el altura), Arantxa Moreno (lançamento do martelo), Miguel Baidal e Ilias Fifa (corrida de rua 10 km), Aleix Pi (salto com vara), Diego Casas (lançamento do disco) e Nicolás Quijera (lançamento do dardo).

"Aqui o pessoal gosta de atletismo, acho que vai lotar como no Troféu Brasil. Os meninos do projeto (Instituto Vicente Lenílson Atletismo) já estão agitados", afirmou Lissandra Maysa Campos, mato-grossense de Nossa Senhora do Livramento e líder do Ranking Brasileiro do salto em distância (6,67 m).

Além dos atletas da casa e estrangeiros Cuiabá receberá competidores de todo o Brasil. Pedro Henrique Nunes (Endurance Sports-AM), do lançamento do dardo, que nasceu em Parintins, mora e treina em Manaus, no Norte do País. Chayenne Pereira da Silva (EC Pinheiros-SP), dos 400 m com barreiras, vive no Rio de Janeiro.

Ambos, fizeram bom inícios de temporadas no Troféu Adhemar Ferreira da Silva no início de abril e estão buscando o índice olímpico. Pedro Nunes voltou a lançar mais de 80 metros (80,02 m). "Temos o Ibero-Americano e o GP Brasil-Cuiabá pela frente. É seguir com a preparação e, se Deus quiser, fazer o índice", disse o recordista brasileiro do lançamento do dardo (83,89 m). "Está sendo o meu melhor início de temporada e quero fazer o índice no Ibero ou no GP de Cuiabá", disse Cheyenne, que fez 56.20 nos 400 m com barreiras na semifinal do Troféu Adhemar. Sua melhor marca é 55.15, de 2021.

Cuiabá - que tem uma das melhores pistas de atletismo do Brasil atualmente - já foi a sede do Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23 em 2022, e do Troféu Brasil de Atletismo - com grande sucesso de público (250 mil pessoas nas transmissões e 7 mil no estádio, em quatro dias de disputas) - em 2023. O Governo do Estado do Mato Grosso, por meio do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) Jefferson Neves e do governador Mauro Mendes, atua desde junho de 2023 para receber a competição internacional em Cuiabá.

O Brasil recebeu quatro edições da competição em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, que foi pré-olímpica como será agora a de Cuiabá. A primeira edição foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP).

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar